segunda-feira, 31 de maio de 2010

Juno



Um drama sobre gravidez adolescente que não precisa fazer você se sentir mal para ser inteligente. Ou como fazer um bom filme, com uma X-Man, uma ninja assassina e um editor de jornal.

Juno (Ellen Page) é uma adolescente de 16 anos que descobre estar grávida de seu melhor amigo, Paulie Bleeker (Michael Cera). A primeira saída que a garota imagina para sua situação é realizar um aborto, ainda mais depois de verificar a imaturidade de Bleeker. No entanto a ideia é logo abandonada, a cena na clínica de aborto é muito boa, a mistura de sons e imagens é de deixar qualquer um louco.

Mas embora Juno decida ter o bebê, ela não tem a menor intenção de ficar com ele e logo busca um casal para adotar seu filho. A escolha cai sobre o casal Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman) Loring,   ricos e que a muito buscavam uma criança. Vanessa é a típica mulher que deseja muito ser mãe e não conseguiu engravidar, por outro lado Mark é um aspirante a rock star com síndrome de Peter Pan. 

A familia de Juno é bem engraçada, seu pai (J.K, Simmons) é um show a parte, quando a filha conta que esta grávida é muito bom. A madrasta (Allison Janney ) protagoniza uma das melhores cenas do filme, quando ela briga com a técnica em ultrassom.

A medida que a gravidez avança vemos como Juno, reagi a rejeição de seus colegas de escolas e também com Bleeker, que se manter distante da garota. Outra relação importante é com Mark que vê na garota, uma forma de entrar em contato com seu lado adolescente.

O final do filme é muito bem trabalhado, ele evita dar a impressão que Juno saiu inocula dessa experiência, mas deixa claro que sua opção não a condenou ao sofrimento eterno.

Ellen Page fez valer sua indicação de melhor atriz e deu azar de encontrar Piaf no mesmo ano. Interpretando de forma muito convincente a adolescente grávida, soube trabalhar bem tanto o lado cômico, com todas as piadinhas, com a parte seria, ao aceitar seus sentimentos por Bleeker. Já Michael não sei se interpreta sempre o mesmo personagem de Super Bad, ou se não interpretou nada nesses filmes e é assim mesmo, porque esta muito parecido mesmo. Jennifer Garner faz muito bem seu papel, até da para esquecer de Elektra.

Jason Reitman fez um trabalho bem competente, muito melhor que com Amor sem Escalas, gostei da sacada de colocar a Vanessa pintando o quarto com uma camiseta do Alice in Chains, numa forma de mostrar a importância que ela dava para o que Mark gostava. O roteiro é bem feito e fechado, acompanhando bem a gravidez de Juno fazendo com que você veja muito bem o desenvolvimento emocional da personagem. A trilha sonora é fenomenal com Belle & Sebastian e conta até com Besame Mucho.

Juno é um filme fenomenal, que soube trabalhar um tema conturbado sem apelar para dramalhões, e abusou do bom humor como uma forma de representar a forma como Juno, a personagem, encara a situação. Sem fazer apologia e ao mesmo tempo sem condenar a gravidez adolescente, o filme mostra que a experiência transforma a vida das pessoas mas não é uma condenação para a jovem. Outra característica legal é como o roteirista inseriu diversas referencias, cinematográficas, musicais e de cultura jovem pop, sendo o Thundercats Go, para avisar que chegou a hora do parto a mais legal. Recomendo muito que procurem esse filme.


Ficha:
Juno
Nome Original:  Juno
Diretor: Jason Reitman
Elenco: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner
Idioma: Inglês
Estréia: 25/12/2007 (22/02/2008 no Brasil)
Prêmios: Oscar de Melhor Roteiro Original, Indicado como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz (Ellen Page) 
Cena: A do Ultrassom
Frase: " Thundercats GO"
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0467406/


3 comentários:

Unknown disse...

já assisti e recomendo, muito show de bola ;D

Anônimo disse...

Achei esse filme, muito, muiiiiito ruim msm

Anônimo disse...

Sou mãe aos 17 anos...
Esse filme ensina muitas coisa
Coisas que eu não segui e hj
vou ganhar um filho =))
Não me sacrifico por isso são
coias que acontece com qlqr um...

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails