sexta-feira, 28 de maio de 2010

Filhos da Esperança



Inglaterra, o ano é 2027 e um assassinato abala o país. Baby Diego a pessoa mais nova do mundo foi assassinada com a idade de 18 anos e 4 meses.

O filme se inicia 18 anos após o último nascimento humano do mundo. A infertilidade humana leva o mundo a desordem social, e o diretor nos apresenta uma Inglaterra altamente militarizada e com um graves problemas de terrorismo e imigração ilegal.


Nesse cenário Clive Owen, interpreta Theo Faron, um funcionário do governo e ex ativista político já resignado com a situação. No entanto sua vida muda quando um grupo terrorista os "Fishes" o sequestra para pedir um favor.


Julian Taylor (Julianne Moore) a ex mulher de Theo e líder dos Fishes, pede a ele que consiga documentos de transito para que eles consigam levar uma mulher, uma imigrante ilegal, ao litoral.

A tarefa aparentemente fácil, devido aos contatos de Theo, se complica com a morte de Julian e com a mudança de liderança dos Fishes. Nesse meio tempo Theo descobre que a mulher, Kee (Clare-Hope Ashitey) está grávida e se sente responsável por ela.

No resto do filme vemos Theo e a Kee fugindo do governo e dos Fishes em busca do Projeto Humano, grupo de cientistas que buscam uma solução para o problema de infertilidade humana.

Achei a interpretação dos atores bem fraca e não consegue ter empatia com nenhum deles. Clive Owen é o típico personagem tirado da sua vida normal e jogado no meio da ação, mas não consegue passar nenhuma emoção, na cena onde eles fogem da casa de Jasper (Michel Caine), Clive foi especialmente fraco . Clare-Hope Ashitey é uma grávida praticamente jogada de um lado a outro como se fosse um saco de batatas e não demonstra nada, só corre e chora, a interpretação da cena final do filme foi ridícula. 

Se os atores atrapalharam o filme, o diretor Alfonso Cuarón e o diretor de fotografia Ammanuel Lubeski criam um mundo muito realista. Eles trabalham sempre com planos abertos que mostram placas nas ruas (diversas propagandas governamentais), vacas queimando para evitar epidemias nas cenas no campo, mães árabes chorando por seus filhos mortos, imigrantes pedindo comida, etc. diversas vezes é muito mais interessante prestar atenção em tudo que tem na cena em vez de ligar para a interpretação dos atores. A cena de batalha entre os Fishes e o exército no final do filme é muito boa, ele grava num único take Theo andando no meio da batalha é fica muito bom.

Se a fotografia é muito boa, infelizmente Alfonso Cuarón não teve o mesmo cuidado com o roteiro. Ele cria um mundo interessante mas não consegue trabalhar com ele. Não tem nenhuma explicação de porque a infertilidade, nem o que houve com o mundo? porque vemos propagandas que o mundo entrou em colapso e que apenas a Inglaterra é civilizada e a cada esquina vemos jaulas cheias de imigrantes ilegais e nada é falado sobre o mundo. Outra coisa que me incomodou foram as referências religiosas, Theo descobre que Kee esta grávida numa manjedoura e a salvação é um barco e chamado Amanhã. Enfim a historia do filme não me agradou.

Finalizando Filhos da Esperança é um filme que promete muito mais do que entrega. A fotografia e o mundo em volta da historia é muito rico e bem atraente. Alfonso Cuarón deveria ter lido o livro base (segundo a TNT ele não leu), quem sabe a historia poderia ter aproveitado melhor o mundo a sua volta e não ser apenas um coadjuvante. 

Ficha:

Filhos da Esperança
Nome Original: Children of Men
Diretor: Alfonso Cuarón
Elenco: Clive Owen, Michael Caine, Julianne Moore.
Idioma: Inglês
Estréia: 22/09/2006 (8/12/2006 no Brasil)
Prêmios: Indicado a Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição .
Cena: A cena da batalha no final do filme.
Frase: " Ela esta grávida! "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0206634/


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails