domingo, 30 de maio de 2010

Reine Sobre Mim


Um bom filme sobre perdas e recomeços que passou despercebido no Brasil.


Alan Johnson (Don Cheadle), é um bem sucedido dentista, mas com problemas na sua vida pessoal. Com poucos amigos e achando que sua vida é uma extensão da de sua mulher, todas as suas atividades recreativas são definidas e comunicadas a ele por ela. Embora essa situação não o agrade, evita sair de sua zona de conforto e assumir seus problema, buscando pequenos alívios nas informais consultas com sua amiga e psicóloga Angela Oakhurst (Liv Tyler), sempre se escondendo sobre a desculpa de estar preocupado e querendo ajudar um amigo e não a ele.


Sua vida começa a mudar quando ele reencontra com Charlie Fineman (Adam Sandler), antigo colega de faculdade que após uma experiência traumática estava desaparecido. Charlie apresenta a Alan, um estilo de vida totalmente diferente que ele estava acostumado, ficar em casa jogando Shadow of Colossus (um dos melhores jogos do PlayStation 2), colecionar LPs, assistir maratonas noturnas de cinemas, se entupir de comida chinesa e reformar periodicamente a cozinha. Mas esse estilo de vida cheia de diversão esconde os verdadeiros sentimentos de tristeza e solidão que é a vida de Charlie.

De inicio Alan se fascina com esse modo de vida e deixa se levar por Charlie, mas após ver a reação do amigo a morte de seu (de Alan) pai, começa a ver os problemas e decide que é hora de Charlie enfrentar seus problemas e tenta ajudar-lo. Para evitar maiores revelações sobre o enredo vou parar de falar sobre a historia agora, mas o desenvolvimento final do filme é muito bem trabalhado.

A atuação de Adam Sandler é muito boa, lembrando muito o seu personagem de Embriagado de Amor. Don Cheadle faz uma boa atuação também no papel de amigo preocupado. Liv Tyler não me convenceu muito, mas nada fora do normal. A grande surpresa do filme é o papel de Saffron Burrows, uma paciente que da em cima de Alan, muito bom o personagem e a atuação da atriz. Mike Binder faz um trabalho competente e soube contar bem a historia, mesmo com o meio do filme bem depressivo, evitou ser piegas e nem apelou pro tema patriota e afins.

Gostei muito do filme e foi uma grata surpresa para uma sessão de sábado da noite na televisão aberta. Achei bem interessante a forma como Charlie se entrega a "loucura" para manter sua sanidade, evitando deixar sua mente vazia sempre procurando algo para fazer. Recomendo que procurem o filme, será um bom programa para uma sessão de cinema em casa.

Bônus Track: 
Como um bônus no post de hoje, a musica que acredito deu origem ao nome do filme, Love, Reign over me, do The Who. Escrita por Pete Townshend, e presente na segunda opera rock do grupo a "Quadrophenia".




Ficha:
Reine Sobre Mim
Nome Reign Over Me
Diretor: Mike Binder
Elenco: Adam Sandler, Don Cheadle, Liv Tyler
Idioma: Inglês
Estréia: 23/03/2007 (09/2007 no Brasil direto em DVD)
Prêmios: 
Cena: A cena onde Alan conta a Charlie sobre a morte do pai.
Frase: " Não preciso falar sobre ela, ou olhar as fotografias. Porque a verdade é que eu a vejo muitas vezes na rua. Vou pela rua e vejo ela no rosto das outras pessoas. Mais claramente do que em qualquer fotografia que levam com vocês."



2 comentários:

Insone disse...

Peço desculpas pela demora no Post de hoje, mas o editor do Blogger estava me sabotando, perdi mais tempo para editar e conseguir postar que para assistir e escrever sobre o filme.

Profa Thaís disse...

Ai ai por que eu dormi no filme... E olha que fui eu que falei pra gente assistir. Dá próxima vez que eu estiver pra dormir num filme bom vc me cutuca tá?
Ah, vc podia ter comentado que tem umas cenas engraçadas, como a da paciente pedindo desculpa pro dentista (Alan).

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails