sábado, 10 de julho de 2010

A Epidemia




Uma cidade pequena, uma doença se espalha transformando pacatos fazendeiros em matadores, finalmente um bom filme de terror americano.



Aproveitando o feriado, minha mulher me convidou para ir ao Noitão do Belas Artes, sessão de cinema que começa a meia noite e segue com três filmes em seqüência até por volta das seis da manhã. Como fazia muito tempo que não tínhamos essa oportunidade aceitei na hora. O primeiro filme que pegamos foi A Epidemia, um remake do filme The Crazies de George Romero, nada de Dustian Hoffman e Rene Russo do Epidemia de 1995 e nem o filme francês sobre a gripe aviaria de 2005.

Ogden Marsh, Iowa, uma pequena e pacata cidade de 1260 habitantes assiste a um jogo de baseball marcando o início da primavera. Nisso um homem armado com um escopeta lentamente se aproxima e termina por invadir o campo. O xerife David Dutten (Timothy Olyphant) e seu assistente Russell Clank (Joe Anderson) que assistiam ao jogo vão ao encontro do homem. Rory Hamill, um dos moradores da cidade, parecendo estar alcoolizado não responde aos pedidos de baixar sua arma e quando levanta sua arma para atirar, David acaba o matando.

Nisso David e Judy Dutten (Radha Mitchell), a médica local, começam a perceber que algo está errado com algumas pessoas. Elas parecem dispersas, demorando para responder a estímulos e repetindo frases algumas vezes sem sentido. Na mesma noite um fazendeiro local que também aparenta sintomas dessa "estranheza" coloca fogo em sua própria casa logo após trancar sua mulher e filho no armário. 

Tudo fica mais estranho, quando um grupo de caçadores locais encontram o corpo de um piloto de avião no pântano local. David e Russel vão até o local investigar e descobrem que um avião de grande porte está nas profundezas do pântano. Após essa descoberta uma preocupação toma a cabeça de David, como uma avião daquele porte cai e não tem uma notícia nos meios de comunicação. Preocupado que a carga possa ser perigosa, David decide interromper o fornecimento de água da cidade ao perceber que a casa de Rory, o primeiro a demonstrar a "estranheza", é a primeira a receber água do sistema.

Quando David e Russel retornam a cidade não encontram mais ninguém, os telefones fixos estão mudos, o acesso a internet não funciona e os celulares não tem mais sinal. Para onde todos foram, o que está acontecendo com as pessoas, qual a carga do avião e etc. ficam para o resto do filme.

A Epidemia foi uma grata surpresa como primeiro filme da maratona. Um filme de terror que mescla o estilo de dar susto com um terror psicológico que lembra o cinema asiático. O filme sabe trabalhar com o clima de terror muito bem, a cena com a colheitadeira você fica esperando a mulher ser morta por ela ver tripas jorrando e quando tudo se acalma logo um grito a distancia faz com que você já comece a imaginar algo pior a ainda. São pouco os momentos que o filme permite que você se sinta confortável para se arrumar na cadeira, o clima tenso mantêm o expectador sempre na expectativa de que algo ira acontecer.

Sendo uma história de George Romero é de se esperar que tenhamos zumbis, mas não, dessa vez eles ficaram de fora. Em A Epidemia, temos algo semelhante a zumbis que vou chamar de doentes pra facilitar. Os doentes estão vivos, não precisam se alimentar de carne humana e não tem nenhum problema grave de locomoção. Porém o mais legal é a deterioração moral que eles apresentam: tenho algum problema com a minha mulher e filho taco fogo neles; sou um caçador porque não começo a caçar humanos; o policial matou meu pai por que não ir e o matar; são apenas alguns problemas morais que você ira ver no filme.

A tempo eu não gostava tanto de um filme de terror como gostei de A Epidemia, não sei se a atmosfera do cinema contribuiu, mas eu fiquei tenso na maior parte do filme, acho que desde Os Outros não me sentia tão envolvido pelo filme. Recomendo a todos que gostam de filmes de terror ver o filme, irá estrear nos cinemas no final do mês. 




Trailer:




Ficha:
A Epidemia

Nome Original: The Crazies
Diretor: Breck Eisner
Elenco:Timothy Olyphant, Radha Mitchell, Joe Anderson, Danielle Panabaker.
Idioma: Inglês
Estréia: 26/02/2010 (30/07/2010 no Brasil)
Prêmios:
Cena:  David lutando contra Peggy e Curt Hamill.
Frase: "Não me pergunte como eu não posso viver sem a minha esposa e eu não pergunto como você pode."
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0455407/

1 comentários:

Profa Thaís disse...

Eu nunca pulei tanto na cadeira do cinema... foi mto divertido!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails