terça-feira, 6 de julho de 2010

KIDS


Kids, um retrato da adolescência americana na década de 90 que infelizmente ainda está atual.



Ainda me lembro do dia que vi Kids pela primeira vez. Deveria ter uns 13 anos. Foi numa tarde que eu estava sozinho em casa e decidi ir na locadora, na época que cada esquina tinha uma. Sendo ferias escolares então nada que prestava estava disponível. Antes da invasão da Blockbuster, locadoras tinham uma ou duas copias de cada filme, pra pegar lançamento tinha que reservar, normalmente o cara te avisa com mais de mês de antecedência o que ia chegar. Então como não queria voltar sem nada pequei o VHS de Kids mesmo, possivelmente na esperança de ter putaria mas o que recebi foi um soco no estomago isso sim.

O filme narra um dia na vida de Telly (Leo Fitzpatrick), um adolescente idiota qualquer que tem como objetivo de vida transar com o maior número de virgens possível. Começando com ele tentando convencer mais uma mina a transar. Apelando pro papo sentimental de você é importante pra mim e afins ele convence a garota.

Saindo da casa da garota ele encontra seu fiel companheiro Casper (Justin Pierce) e saem sem rumo por Nova York. Depois de um papo cabeça sobre sexualidade e como é importante ser "O Comedor" eles ficam com sede e sem dinheiro decidem furtar um mercadinho local e aproveitam pra sacanear o coreano da vendinha.

Continuando eles seguem para a casa de uma amigo. Lá junto com toda a turma e regados a álcool é drogas começa mais um papo cabeça. Contando como eles transam com muitas mulheres e como isso é o ápice do seu desenvolvimento como pessoa. Nessa parte tem uma cena onde o foco fica se dividindo entre o grupo de meninos e em outro grupo de meninas. E vemos como tudo que os senhores "comedores" acham que estão mandando muito bem, é exatamente o oposto do que as mulheres gostam.

Nesse grupo de meninas temos Jennie (Chloë Sevigny), que perdeu a virgindade com Telly no verão passado. Ao acompanhar uma amiga a um posto de saúde, decide realizar um exame de HIV e descobre que mesmo tento tido relações apenas com Telly ela está com AIDS.

Depois o filme se desenrola com Jennie tentando encontrar com Telly para contar sobre a doença. Enquanto isso Telly sai em busca de mais uma virgem para sua coleção. Vale a pena mencionar a briga no parque onde Casper quase mata um cara com um skate e a festa a noite onde quatro crianças fumam maconha.

Kids é um filme pseudo documentário onde Larry Clark joga na sua cara tudo que o diretor vê de podre na juventude americana. Na primeira vez que eu vi esse filme, aos 13 anos, foi um soco no estomago, eu ainda não sabia direito como era o mundo. Ver as crianças fumando maconha era algo muito tenso, hoje eu vou no centro de São Paulo e tenho que desviar de crianças se drogando, então eu fiquei na cabeça que o filme era muito bom e que ele era a verdade que as novelas da globo escondiam.

Hoje vendo o filme novamente, eu não tenho mais a sensação de choque de realidade pois sei que o mundo é bem pior do que o filme fala. Como o efeito crianças se drogando e que só pensam em transar já passou, eu sinto que o filme ficou meio batido. Tudo ficou muito raso, os personagens ficaram muito simplistas. Eu sei que tudo aquilo por mais estereotipado que seja é real, eu vejo crianças drogadas nas ruas, conheço mães que não ligam pros filhos e adolescentes que acham que pegar mulher não importa como é o ápice do sucesso na sua vida, tive um colega assim na graduação e outro no mestrado. Mas eu fico pensando, sei que isso existe e o que mais? Caso você seja um alienado e acha que vive nas colinas verdejantes dos Teletubbies onde todos são felizes e comem creminho gostoso, o filme pode ate ser relevante pra você. Mas para os demais acredito que o impacto que a obra terá em suas vidas não  será maior que assistir um dos telejornais pinga sangue que passam na televisão aberta.

Kids, é um filme que tem boas sacadas, mostrar como os jovens se acham invencíveis, a Aids é um historia que os adultos criaram para que a gente não transe, como salienta um dos personagens e também que você não precisa ser promiscuo para que algo ruim aconteça com você, como o que houve com Jennie. Mas o resto já se tornou tão comum que acabamos ficando indiferentes, infelizmente.

Trailer:




Ficha:
KIDS

Nome Original: KIDS
Diretor: Larry Clark
Elenco: Leo Fitzpatrick, Justin Pierce, Chloë Sevigny.
Idioma: Inglês
Estréia: 28/07/1995  (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios: Indicado a Palma de Ouro de Cannes
Cena: A briga no parque.
Frase: " Quando se é jovem, nada importa. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0113540/

9 comentários:

Anônimo disse...

PUta filme show, pena ki naum c acha em qualquer lugar, vale o ingresso!abss

Anônimo disse...

já deve ser chato só de saber q é um pseudocomentário

Anônimo disse...

Gostei de seu resenha,deu ate vontade de assistir. Tem um seriado chamado Skins que retrata a juventude inglesa,que apesar de ser de forma exagerada comparada a realidade se aproxima bem mais das mostradas em malhação com suas futilidades.

Anônimo disse...

JA VI E MUITO BOMMMMMMMMMM

Anônimo disse...

gostaria d saber um site onde posso assistir esse filme gratis vc pode me informar? obrigado

Anônimo disse...

Filme ótimo mesmo, vi com uns 13 pra 14 anos (tbm atraz de putaria) usahuhsauhuahusahuashas
e fiquei meio chocado tbm, pra epoca o tema era pesado. Com destaque pro final, quando o Casper estupra a menina e pega AIDS tbm.

Anônimo disse...

Skins é um seriado que não trata da realidade brasileira ou americana, onde os jovens são populares e legais, e sim da realidade da juventude inglesa, então a série infelizmente é muito, mais muito real, na inglaterra, se tem jovens ricos e drogados (algo como o BOOM da cocaína no Brasil na década de 90) só que com futuros garantidos, e uma grande maioria de jovens sem futuro, que os pais são pobres, ou trabalham demais e a juventude cresce largada, eu vejo isso principalmente na Inglaterra porque imagino eu que a mentalidade punk tem grande influência na juventude, principalmente a londrina.

Anônimo disse...

Mas kids foi um ótimo filme, minha mãe mesmo falou pra eu ver que era bom, (mais para aprender sobre as coisas, etc). A unica ótima lição que aprendi foi: use sempre camisinha.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=45Gr86q_U14

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails