Tom Hanks treina Geena Davis e Madonna, na formação da Liga Feminina de Baseball Americana.
Hoje tive um crise de insônia, só conseguindo ir dormir depois do almoço. Acho que ter visto Elektra de madrugada me fez mal. Mas podem ficar tranquilos não é sobre ele que vou falar hoje. Aproveitando o fato de ainda estar sem sono de manhã, consegui rever um filme que a anos nem ouvi falar sobre. Uma Equipe Muito Especial, com Tom Hanks, Madonna, Geena Davis, com uma ponta do Bill Pullman e para fechar com chave de ouro com trilha sonora de Hans Zimmer, a mente por trás de trilhas como Rei Leão e dos novos filmes do Batman. Até hoje não entendo como esse filme é tão pouco conhecido.
O filme conta a história do nascimento da Liga Feminina de Baseball Americana, que se formou em 1943 quando os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial e os jogadores trocaram os campos de jogos pelos de batalha. Com os homens indo lutar na Europa, os donos da Liga não querendo ficar sem ganhar dinheiro durante a guerra, decidem realizar uma experiência e montam uma Liga feminina.
Para nos contar essa história, seguimos a vida de Dottie Hinson (Geena Davis) que mora e trabalha numa fazenda junto com sua irmã Kit Keller (Lori Petty), enquanto aguarda o retorno de seu marido da guerra. Como passatempo as duas jogam softball (uma versão mais simples de baseball) num time local. Um dia aparece um olheiro que vê Dottie jogar e chama a garota para fazer um teste para a Liga que estão montando.
Assim somos apresentados as outras garotas que buscam entrar na liga, com a Marla(Megan Cavanagh) que é uma ótima rebatedora mas muito feia, a dupla Doris(Rosie O'Donnell) e Mae (Madonna), segurança e dançarina de boate respectivamente, entre outras. Para treinar as garotas, o dono da Liga contrata Jimmy Dugan (Tom Hanks), ex astro da Liga Profissional de Baseball, que encerrou sua carreia devido a problemas com o álcool.
Uma Equipe Muito Especial é uma comédia dramática muito boa, O roteiro que mescla o dia a dia das garotas com o preconceito que o publico e Jimmy Dugan tem em relação a mulheres jogarem baseball. E foi legal ver como os americanos sabem transformar qualquer esporte em um negocio rentável. O filme é recheado de piadas e situações engraçadas principalmente com Jimmy Dugan. Mas também tem seus momentos dramáticos, quando o chefe da liga fala que as mulheres são descartáveis, assim que os homens voltem, elas que voltam para os fogões e outra cena quando chega um telegrama avisando o falecimento do marido de uma das jogadoras são muito boas.
Os personagens são muito bem construídos e fazem com que você se apegue a eles. Dottie Hinson, faz a melhor jogadora da liga mas que não tem tanto amor assim pelo jogo, ela está lá mais pela sua irmã que por si mesmo. Já Kit Keller, se sente sempre inferiorizada pela irmã e tenta de todas as formas sair da sombra de sua irmã. Jimmy Dugan faz o típico astro amargurado e que nem liga para as jogadoras, mas com o tempo vai descobrindo o valor das garotas. E Mae o personagem ficou perfeito com a Madonna.
A trilha sonora é muito boa. As músicas casam bem com as cenas, mas o melhor fica com a trilha de Hans Zimmer no final do filme, me emocionou a cena onde as jogadoras já idosas aparecem para a inauguração do Hall da Fama da Liga Feminina.
Uma Equipe Muito Especial é um filme muito bom, acho uma das melhores comédias de Tom Hanks e o melhor filme que Madonna já fez. Recomendo que todos procurem e vejam esse filme. Mesmo que você não goste ou nem conheça Baseball, isso não ira atrapalhar em nada sua diversão.
E para os que desejam conhecer mais sobre as Liga Feminina de Baseball Americana, que durou de 1943 a 1954, fica o site da AAGPBL.
Trailer:
Ficha:
Uma Equipe Muito Especial
Nome Original:A League of Their Own
Diretor: Penny Marshall
Elenco: Tom Hanks, Geena Davis, Madonna, Lori Petty.
Idioma: Inglês
Estréia: 01/07/1992 (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios:
Cena:A chegada do telegrama
Frase: " Cuidado Mister Hitler. Os Yankees estão chegando."
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0104694/
1 comentários:
Olá, eu concordo que é um dos melhores filmes que eu já e vi e estou muito atrás de uma cópia em DVd você sabe onde poderia encontrar por um preço acessível (no Mercado Livre já vi por absurdos, mesmo sendo um filme raro)?
Uma das cenas marcantes e bem engraçadas é quando elas cronometram quanto tempo dura o xixi do técnico, já que era alcoólatra e fazia muito.
Se puder me dar a dica agradeço. Pode escrever para msdc_98@yahoo.com
Obrigada,
Melina
Postar um comentário