Darren Aronofsky nos conta a história de um velho lutador de luta livre que não sabe viver fora dos ringues.
Estava lendo noticias sobre uma possível continuação do filme do Wolverine. Essas noticias citavam que o diretor Darren Aronofsky, de Fonte da Vida, estava contado para assumir o projeto. E como a anos atrás ele foi um dos mais cotados para dirigir Batman: Begins, que acabou com o Nolan, não duvido muito que ele acabe dirigindo. Assim fui atrás da filmografia de Aronofsky, ver se ele já tinha dirigido algo que lembrasse Wolverine, pois se seguir o estilo de Fonte da Vida e Réquiem de um Sonho não devem agradar os fãs, e finalmente descobri O Lutador que poderia ser um parâmetro.
O filme conta a história de Randy (Mickey Rourke) lutador de luta livre profissional que foi um dos ícones do esporte durante a década de 1980. Vinte anos se passaram desde o seu grande momento, a famosa luta contra o Aiatolá, e hoje Randy vive das poucas lutas que consegue no circuito alternativo de lutas livre e de bicos que ele faz no mercado local.
Randy mora sozinho num trailer e a única pessoa fora do circuito de lutas com quem ele tem alguma empatia é Cassidy (Marisa Tomei). Uma dançarina de boate que esta envelhecendo e a cada dia vai perdendo o interesse por parte dos clientes do local, que desejam as garotas mais novas.
Além de seus problemas financeiros, a condição física de Randy não é das melhores. Os anos de idade começam a pesar e os diversos machucados adquiridos durantes as lutas já não se curam com facilidade. Fazendo com que Randy abuse de remédios para diminuir suas dores e afins.
Durante uma das lutas o agente de Randy, fala que para comemorar os 20 anos da luta entre ele e o Aiatolá, está organizando um evento especial com todos os grandes lutadores do passado e quer a revanche entre os dois com a luta final. Isso empolga Randy, achando que isso pode fazer com que ele tenha o prestigio de antigamente.
O filme segue narrando o envolvimento de Randy e Cassidy, os problemas de saúde de Randy, além de mostrar algumas lutas.
O Lutador é um bom filme. A história de um ex esportista que envelheceu e que faz de tudo para voltar a fazer parte do espetáculo, não é nenhuma novidade, temos diversos exemplos tanto no cinema como na vida real. Mas Darren Aronofsky soube trabalhar essa história de forma que não parece o remake de outras obras.
A ideia de optar por um lutador de luta livre, esporte que é sempre sinônimo de luta armada foi muito boa. Pois deu para perceber melhor a motivação do personagem, ele está atrás dos aplausos, do espetáculo e afins, e não pelo dinheiro ou por buscar provar esportivamente.
Gostei também de forma como eles trataram as lutas. Randy tem uma luta bem hardcore no meio de filme, que deu um show no quesito montagem e maquiagem.
Mickey Rourke foi perfeito fazendo Randy, conseguiu transmitir todos os sentimentos do personagem merecendo os diversos prêmios que recebeu, pena que foi no mesmo ano de Milk - A Voz da Igualdade e acabou perdendo o Oscar para Sean Penn. Marisa Tomei fez uma boa atuação também, o dialogo final entre ela e Randy é perfeito e vemos que os personagens são bem parecidos. Mesmo sem uma única fala, ela consegue transmitir a sensação de estar fascinada pelos aplausos e atenção do público, já que com a idade avançando sua atenção por parte dos clientes só vem caindo. Novamente uma pena por enfrentar uma concorrência tão forte e acabou perdendo o Oscar para Penélope Cruz em Vicky Cristina Barcelona.
Finalizando, gostei bastante do filme. A história foi muito bem desenvolvida, mostrando os bastidores do mundo das lutas e com personagens complexos e que foram bem trabalhados. Mickey Rourke e Marisa Tomei atuaram muito bem, merecendo todos os prêmios que receberam. Recomendo a todos a assistirem ao filme.
Para não deixar o papo do Wolverine sem resposta, ainda não sei se Darren Aronofsky é uma boa escolha para um filme do estilo Blockbuster, mas com certeza eu gostaria muito de ver esse filme.
Trailer:
Compras:
DVD O Lutador
Ficha:
O Lutador
Nome Original: The Wrestler
Diretor: Darren Aronofsky
Elenco: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood.
Idioma: Inglês
Estréia: 17/12/2008 (13/02/2009 no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator (Mickey Rourke) e Melhor Atriz Coadjuvante (Mickey Rourke). Vencedor do Leão de Ouro de Veneza.
Cena: A conversa entre Randy e Cassidy no final do filme.
Frase: "O único lugar que ele sai machucado é la fora. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1125849/
0 comentários:
Postar um comentário