segunda-feira, 14 de junho de 2010

Amor sem Escalas


Quando precisar demitir alguém, deixe isso com George Clooney.


Quando saíram as indicações ao Oscar, fiz minha tradicional listinha de o que faltava assistir e decidir quais mereciam ir ao cinema ver. Claro que uma comédia romântica com George Clooney, não fez parte dessa lista,  mas ao ver que era dirigida pelo mesmo diretor de Juno, Jason Reitman, decide ver em vídeo depois. E até que é divertida mas o final é fraco.

No início do filme somos apresentado a  Ryan Bingham (George Clooney), um homem que tem como emprego, demitir pessoas. A empresa onde trabalha tem como finalidade, facilitar a vida dos outros e realiza todo o trabalho sujo de contar as pessoas que elas não são mais necessárias, como Ryan diz nem todos tem culhões para isso. Dessa forma ele não tem um local fixo de trabalho,  indo até o funcionário a ser demitido está, que o leva a estar sempre em viagem, passando sua vida em aviões, aeroportos e hotéis.

Mas ao contrário de que outras pessoas podem pensar, Ryan adora esse modo de vida. Se sentindo confortável em estar sempre fazendo as malas, trocando de hotéis, voando e passando pouquíssimo tempo em casa. Ryan também é palestrante, pregando a sua filosofia de "Mochila Vazia", uma vida sem vínculos, muito condizente com seu modo de vida.

Numa dessas viagens Ryan conhece a misteriosa Alex (Vera Farmiga), uma mulher que aparentemente tem um modo de vida similar ao seu. Sempre voando de uma parte a outra dos EUA, logo se torna a "companhia" ideal para Ryan.

Porém seu modo de vida é ameaçado por Natalie Keener (Anna Kendrick), nova contratada da empresa, que visando diminuir os custos, propõe que as demissões não sejam mais feitas pessoalmente e sim via teleconferência. Ryan se opõe a isso alegando que Natalie não sabe nada sobre o negócio deles e que demitir pessoas dessa forma não funcionaria. Gregory (Jason Bateman), o chefe deles concorda com a inexperiência de Natalie e a coloca para viajar junto a Ryan de forma que ela aprenda e consiga aperfeiçoar o seu projeto de teleconferência.

Nas viagens, vemos como o trabalho de Ryan é difícil, as cenas de demissões mostram bem como Natalie não tinham mesmo preparo para isso. Uma cena em especial é a da demissão de J.K. Simmons, que retrata a forma como Ryan não é a pessoa fria que aparenta e não está ali apenas para trazer más noticias as pessoas, detalhe que não vemos nas demissões que Natalie faz. Outro detalhe das viagens é a diferença de pensamento dos dois. Enquanto ele prega para que as pessoas evitem vínculos, ela vê seu futuro através deles e isso acaba levando a diálogos interessantes entre eles.

Depois o filme começa a perder seu lado de comédia, pendendo mais para o lado "romântica" que vou deixar para que vocês, apenas digo que não me agradou.

Amor sem Escalas, é um filme interessante, com uma boa história e bons personagens. George Clooney fez uma boa atuação, a melhor dele que eu já vi, passando bem as emoções do personagem. Seja a impressão de "Eu sou o Cara" que tem no inicio do filme, seja na insegurança que demonstra nas partes finais e as caretas quando fala de sexo com Alex ajudam muito na graça da piada. Vera Farmiga é outra que faz uma boa atuação. Fazendo uma mulher que sabe muito bem o quer. Anna Kendrick foi uma grata surpresa, fazendo a jovem Natalie. Jason Reitman esta se tornando um especialista em pegar atrizes jovens de franquias adolescentes e as levar até o Oscar. Parabéns também a Mindy Marin pois o casting ficou perfeito, casou atores e personagens de forma perfeita.

No entanto o destaque do filme pra mim ficou com a montagem, Dana E. Glauberman faz um ótimo trabalho no filme, me surpreendeu não ter concorrido ao Oscar. A forma como as cenas narradas ajudam a contar a história de Ryan, sem quebrar o ritmo do filme é fenomenal. O casamento da irmã de Ryan, é outra demonstração de seu bom trabalho, jogando imagens do evento passam toda a emoção que os personagens estão sentindo sem precisar de diálogos para isso.

Amor sem Escalas, é um bom filme mas acho que não fez por merecer sua indicação ao Oscar de Melhor Filme. No entanto o filme proporciona bons momentos, até o meio do filme eu estava gostando muito dele, mas o final é bem fraquinho. Recomendo como um filme para ver a dois.


Ficha:
Amor sem Escalas

Nome Original: Up in the Air
Diretor: Jason Reitman
Elenco: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick.
Idioma: Inglês
Estréia: 23/12/2009 (22/01/2010 no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (George Clooney), Melhor Atriz Coadjuvante (Vera Farmiga e Anna Kendrick) e Melhor Roteiro Adaptado.
Cena: A demissão de J.K. Simmons.
Frase: " Todos  que construíram um império ou mudaram o mundo sentaram onde está e porque sentaram aí foram capazes de fazê-lo ."
IMDB:  http://www.imdb.com/title/tt1193138/


1 comentários:

Profa Thaís disse...

Realmente o filme é divertido, mas o final se perde ao ser um fim padrão de histórias românticas.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails