Após 15 anos sendo mantido preso, Dae-su tem cinco dias para descobrir o responsavel e a razão por passar por tudo isso.
Hoje depois dos jogos da copa, procurei por algum filme para ver na televisão mas não conseguir achar nada que prestasse, o melhor foi O Exterminador do Futuro 3 e ainda peguei pela metade. Decide então pegar algum DVD da minha coleção e como ainda não tinha falado ainda de nenhum filme sul-coreano, porque não falar de Oldboy?
O filme começa com Dae-su Oh (Min-sik Choi) segurando um homem pela gravata, na cobertura de um prédio dizendo que quer contar a sua história. Iniciando o flashback vemos Dae-su bêbedo numa delegacia arrumando confusão. Ao ser liberado pelos policiais Dae-su para num telefone e liga para sua família, parabenizando a filha pelo seu aniversario. Porem algo acontece e Dae-su desaparece.
Dois meses se passam e vemos Dae-su preso num hotel, num quarto sem janelas tento como único contato com o mundo uma televisão. Nenhuma explicação é dada a Dae-su que não sabe quem o prendeu, por qual razão e nem por quanto tempo ficará preso. O tempo vai passando e vemos Dae-su narrando sua vida preso, seu treino de boxe, escrevendo a relação de pessoas que já prejudicou, a forma que controlar o tempo e principalmente sua relação com a televisão.
Assistindo a um programa policial, Dae-su descobre que sua mulher foi assinada e que a policia o considera responsável por isso. Planejando fugir, Dae-su lentamente faz um buraco na parede do quarto, mas quando faltava pouco para conseguir escapar ele é liberto.
Após 15 anos de cativeiro, ele acorda com roupas novas e seus diários no topo de um prédio do lado de um cara que planeja se suicidar. É interessante ver Dae-su se encontrar com outro humano após tanto tempo. Após contar sua história, Dae-su sai rapidamente deixando o suicida falando sozinho.
Vagando sem rumo pela cidade Dae-su para num restaurante japonês onde encontra Mido (Hye-jeong Kang), uma jovem "sushi woman". Após receber uma ligação do homem que o prendeu, Dae-su desmaia no meio do restaurante. Ele acorda na casa de Mido e pega a garota lendo seus diários. Mas ao invés de se assustar a garota mostra empatia pela história de Dae-su e o ajuda a procurar por respostas.
Tento como única pista de seu cativeiro, um pequeno papel escrito Dragão que veio num dos bolinhos que comeu muitas vezes durante o cativeiro. Assim os dois passam a frequentar todos os restaurantes com cujo nome tenha Dragão na expectativa de reconhecer o sabor dos bolinhos.
Encontrando o restaurante de onde sua comida vinha decide seguir o entregador na tentativa de descobrir o lugar de seu cativeiro. Ao chegar no cativeiro descobrimos que se trata de uma empresa que propicia cativeiros para quem deseja prender alguém. Quando Dae-su se confronta com o responsável pela empresa tem um momento que me faz ter dor de dente toda as vezes que escuto Winter de Vivaldi, com Dae-su torturando o sujeito arrancando seus dentes com um martelo. Após isso temos uma das melhores cenas de "porradaria" do cinema, com Dae-su brigando com vários capangas armado apenas com um martelo e bate e apanha sem a menor cerimônia, nada de luta coreografada.
No dia seguinte, um homem aparece e revela ser seu raptor e o convida para um jogo. Descobri o seu nome e o motivo para ele prender Dae-su por tantos anos até o dia cinco de julho, daqui a cinco dias. Se conseguir o nome se matará, caso contrario ele ira matar Mido e todas as mulheres por quem Dae-su se apaixonar. Agora Dae-su e Mido tem que correr para descobrir a razão de tudo.
Oldboy é o melhor filme que eu já vi sobre vingança, Chan-wook Park foi muito feliz nisso. O filme conta a história de Dae-gu buscando vingança por seus 15 anos de cativeiro, ao mesmo tempo percebemos que o cativeiro é também parte de uma vingança contra Dae-gu. O roteiro é muito bem estruturado e quando você pensa que já todas as revelações já acabaram o filme vai lá e mostra que a história é mais bizarra ainda.
Como é tradição do cinema oriental, Chan-wook Park não alivia para o público, temos a já citada cena da tortura do martelo, Dae-gu comendo um polvo vivo, além de cenas de nudez e sexo, nada é gratuito ou visando apenas chocar o público, todas as cenas tem um porque no entanto o diretor não esconde nada das câmeras.
Min-sik Choi interpreta muito bem Dae-gu, é muito legal ver como ele assimilou a frase " Ria e o mundo rirá com você. chore e você chorará sozinho" que tinham no seu quarto. Ji-tae Yu faz o sequestrador misterioso muito bem também.
Toda as listas de melhores filmes que eu já vi sempre colocam Oldboy bem rankiado, mostrando a qualidade do filme. Se você esta afim de sair do padrão Hollywoodiano de cinema vá logo ver Oldboy. Garanto que ao final do filme você vai lembrar de todas as vinganças que já viu e achar que não passaram de meras pegadinhas do Sergio Malandro. Último aviso não vejam dublado, coloquei para ver como ficou o áudio em português e o trabalho ficou muito ruim mesmo.
DVD Oldboy
Ficha:
Oldboy
Nome Original: Oldboy
Diretor: Chan-wook Park
Elenco: Min-sik Choi, Ji-tae Yu, Hye-jeong Kang.
Idioma: Coreano
Estréia: 21/11/2003 (13/05/2005 no Brasil)
Prêmios: Vencedor do Grande Prêmio do Juri de Cannes e Indicado a Palma de Ouro
Cena: A briga com o martelo
Frase: "Embora eu não passe de um animal não tenho o direito de viver? "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0364569/
0 comentários:
Postar um comentário