Um serial killer que tenta construir um corpo para cristo através de suas vitimas.
Um fato que me incomoda muito é quando a promoção de um filme ou série é baseada em outro filme ou serie. Flashforward sendo vendida como o novo Lost e o cartaz brasileiro do Jogos Mortais falando que era para esquecer Seven são dois exemplos dessa estratégia de divulgação. Sempre que eu vejo isso eu imagino que o filme deve ser tão ruim que prefere deixar de expor suas características e ficar se escondendo em outros filmes. Seven deve ser filme que mais alimenta esse tipo de publicidade e Ressurreição é outro que veio nessa onda.
John Prudhomme (Christopher Lambert) é um delegado de policia, que nenhum dos outros policiais quer trabalhar junto. O único que gosta dele é Andrew Hollinsworth (Leland Orser), seu parceiro e alivio cômico do filme. Juntos eles ficam responsável pela investigação de um bizarro homicídio.
Pedro, dono de uma frota pesqueira, é encontrado morto em sua residência com seu braço decepado e o número 119, em algarismos romanos, gravada em seu corpo. Verificando a cena do crime descobrimos que o braço direito de Pedro foi levado e uma mensagem escrita em sangue na janela "Ele está voltando".
Verificando o corpo de Pedro os policiais encontram uma pista que os levam a um guarda volumes na estação e lá encontram uma flor que nasce na Austrália e que o único lugar que tem é no jardim botânico local. Ao verificar o jardim botânico outro corpo é encontrado, de Mateus um funcionário da receita federal de 33 anos que teve o braço esquerdo amputado e que também tinha um número gravado em seu corpo, 2427.
Um terceiro crime acontece e dessa vez a vitima é Tiago, encontrado num cortiço chinês sem cabeça. Ao ver uma foto dessa vitima Prudhomme tem uma sacada e descobre o significa dos números: Pedro 1.19 e Mateus 24.27, ou seja são passagens da bíblia. Ao verificar as passagens descobrisse a verdade por trás dos crimes, o assassino está reconstruindo um corpo para Cristo e que se continuar nesse ritmo a cometer os crimes completará o corpo na páscoa.
Ressurreição é um filme interessante, mas que ficou muito marcado por ser muito similar com Seven, dupla de policiais investigando um serial killer com temática religiosa. Prudhomme é o típico policial que tem problemas pessoais e afasta as pessoas dele já o Hollinsworth faz o parceiro que fica fazendo piadinhas. O filme tem boas sacadas, a história da reconstrução do corpo usando vitimas com 33 anos e com nome e vida de apóstolos bíblicos e da bastante ênfase para a investigação. O roteiro é bem estruturado não deixando brechas, seguindo uma forma bem lógica de forma que o expectador não é pego de surpresa por nenhuma conclusão bizarra do nada para explicar os crimes, tudo faz muito sentido no filme. A única coisa que achei um pouco forçada é o drama de Prudhomme, acho que não precisava, poderiam deixar sem isso que não faria a menor falta.
Christopher Lambert, é um ator que não me agrada nem um pouco, acho que ele só consegue interpretar o Connor MacLeod de Highlander, todos os outros papeis dele são bem fracos. Leland Orser faz seu personagem de forma competente, acho a melhor atuação do filme. O assassino é bem feito, mas não gostei do final achei que ele se perdeu.
Tecnicamente o filme parece muito as series policiais da televisão. Mas tem algumas cenas que Russell Mulcahy parece que descobriu uma função nova de como distorcer cenas e passou a usar o mesmo efeito varias e varias vezes deixando banalizado o efeito. Os mais sensíveis podem não gostar das cenas onde encontram os corpos mas não é muito diferente das cenas do seriado Bones. Um detalhe quanto a dublagem em português do filme é que aparentemente seu roteiro foi sendo feito a medida que o tradutor via o filme e não revisou depois, pois eles chamam as vitimas pelo nome em inglês ou então pelo sobrenome quando os corpos são encontrados e só quando a motivação religiosa dos crimes vai ser revelada que eles passam a se referir a eles por Pedro e Mateus.
Ressurreição é um filme policial interessante que merece ser visto, é muito parecido mesmo com o Seven e pode incomodar os que não consigam deixar isso de lado. Enfim quem gostou de Seven e está afim de uma historia similar eu recomendo que pegue Ressurreição para assistir.
Ficha:
Ressurreição - Retalhos de um Crime
Nome Original: Resurrection
Diretor: Russell Mulcahy
Elenco: Christopher Lambert, Leland Orser, Robert Joy, Barbara Tyson.
Idioma: Inglês
Estréia: 1999 (05/07/1999 no Brasil)
Prêmios:
Cena: A descoberta do corpo de Tiago.
Frase: " Eu admiro o intelecto não a ação. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0142804/
0 comentários:
Postar um comentário