sábado, 19 de junho de 2010

Toy Story 3



Se você precisava de alguma razão para tratar bem seus brinquedos, ela chegou..




Sábado a tarde, eu e minha mulher decidimos pegar uma sessão de cinema. Entre Cartas para Julieta e Esquadrão Classe A porque não deixar o lado criança falar mais alto e ir ver Toy Story 3? E digo que foi o melhor filme que vi esse ano nos cinemas.. 

O filme começa com um antigo vídeo com Andy brincando com seus brinquedos, que ajuda o espectador a lembrar dos antigos personagens: Woody; Buzz; Jessie, Rex, senhor e senhora Cabeça de Batata, etc.. No entanto o garoto cresceu, agora com 17 anos e já não brinca mais com seus antigos brinquedos. 

Seus brinquedos temem seu futuro, mas Woody tenta tranquilizá-los falando que eles continuarão juntos e que com a ida de Andy para a faculdade eles seriam colocados no sótão juntos com os antigos jogos e o divertido pessoal do presépio e que como brinquedos do Andy estarão ali para quando o garoto precisar deles.

A mãe de Andy pede que o filho arrume as coisas que ira levar para a faculdade, as que irão para o sótão e as que deveriam ser jogadas fora. Quando chega o momento de arrumar os brinquedos Andy decide levar Woody com ele e coloca os outros num saco de lixo e se dirige ao sótão para os guardar. Porém sua irmã chama-lhe a atenção e por acidente o saco com os brinquedos é colocado no lixo.

Woody vendo todo o ocorrido parte para salvar seus amigos antes que o caminhão chegue e os leve. Felizmente os brinquedos conseguem fugir do lixo, mas não acreditam na versão contada por Woody, alegando que Andy não os queria mais e os jogou no lixo mesmo. Não querendo ir para o lixo e sem ter lugar mais na vida do garoto, os brinquedos decidem que o melhor é se esconderem junto com brinquedos que seriam doados a creche SunnySide e começarem uma nova vida. 

Na tentativa de convencer seus amigos do contrario Woody acaba sendo levado junto dos outros para a creche. Ao chegar ao local, Woody e os outros são calorosamente recepcionados pelos brinquedos que moram lá e apresentados a um novo e maravilhoso mundo. Lotso, um urso de pelúcia e  líder do local conta que lá todos são felizes, brincam com crianças cinco dias por semana, tem cuidados "médicos", e nunca serão deixados de lado novamente, pois as crianças da creche sempre se renovam.

Woody numa ultima tentativa, apela ao fato que Buzz, Jessie e os outros são brinquedos do Andy e devem voltar para ao lado dele, mas todos se mostram entusiasmados com o local e decidem que o melhor é ficar ai e fazer feliz as crianças que ali aparecerem. Triste por deixar seus amigos, mas decidido que o certo é ficar junto a Andy, Woody parte sozinho de volta a sua casa.

No retorno a sua casa, Woody acaba preso numa arvore e é encontrado por Bonnie, uma pequena criança que frequenta a creche, que o leva para sua casa. Lá Woody conhece novos brinquedos e faz algo que há muito não fazia, brincar com uma criança. Porém sua fidelidade a Andy é maior que tudo e mesmo se sentindo novamente feliz ao lado de Bonnie, decide partir para sua casa. 

Enquanto se despede dos novos amigos Woody cita a creche onde Buzz e os outros ficaram,  ao ouvir o nome SunnySide os brinquedos de Bonnie se amedrontam e relatam que a creche não é o paraíso que aparenta. Sabendo do perigo que Buzz e os outros correm Woody tem que decidir o que irá fazer. Tentar salvar seus amigos ou retornar a sua casa e ficar com Andy?

Toy Story 3 é um filme fenomenal, sim eu estou verdadeiramente empolgado com ele. Retomando a historia dos brinquedos com vida, mas dando uma temática bem diferente. Saindo do olha que legal os brinquedos tem vida e nos amam assim como nos os amamos, e focando no que os brinquedos sentem quando crescemos e não brincamos mais com eles. Mas a maior sacada do filme é conseguir ser diferente para cada faixa de público. Na sessão que eu fui a maioria do público era de crianças e seus pais, mas tinham alguns adolescente e mais outros na minha faixa etária (25 anos) e as reações ao filme foram bem diferentes. As crianças adoravam as cenas de ação do Woody e o do Buzz. Os adolescente as piadas do filme, o Buzz quando entra em modo espanhol é hilário e as piadas com o Ken são muito boas também. Já os mais velhos prestaram mais atenção no que os brinquedos sentiam, a cena no incinerador é muito triste, e muitos foram as lágrimas, inclusive o que vos escreve. Foi muito legal ouvir uma criança falando pra mãe que não precisava chorar. Os mais Nerds encontrarão algumas referências no filme, Bonnie tem um Totoro, Lotso tem uma bengala a lá Yoda e sua cena com o Bebezão mais para o final do filme lembra outra passagem de Star Wars.

Tecnicamente Toy Story 3 trás o já tradicional elevado padrão de qualidade Pixar, ou seja as animações são perfeitas. A dublagem em português também está muito boa e como o filme tem todos os seus textos traduzidos para o português não temos as famosas frases "Pare" , "Não Fume" e afins interrompendo as falas do filme. E antes do filme começar ainda tem um curta "Dia e Noite" que é bem divertido.

Se Toy Story foi inovador por contar a vida dos brinquedos de forma divertida e com uma animação de qualidade, Toy Story 3 fez muito bem o trabalho de um continuação, agregou elementos ao universo já existente e em vez de apelar para a formula anterior, soube criar sua própria forma de contar a história e deu um bom final ao ciclo iniciado anteriormente e permitiu que histórias sejam contadas. Recomendo muito a todos que o vejam. Fazendo uma pequena aposta aqui, acho difícil outra animação tirar o Oscar de Toy Story 3 e se forem dez indicados a melhor filme acredito que ele estará entre eles.


Ficha:
Toy Story 3

Nome Original: Toy Story 3
Diretor: Lee Unkrich
Elenco: Animação
Idioma: Inglês
Estréia: 18/06/2010 (18/06/2010 no Brasil)
Prêmios:
Cena: Do incinerador.
Frase: "Sempre juntos "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0435761/

3 comentários:

Profa Thaís disse...

Eu nunca pensei que fosse chorar vendo toy story... mas sim eu chorei, porque é muito fofo. Uma história muito bem contada. E ir ao cinema vale a pena pra ver tbm a animação do dia e noite que passa uma mensagem mto legal.

Lioks360 disse...

Otimo Post !! Pretendo ir assistir.

Anônimo disse...

Renver:

o que eu não gostei no 2 foi o Woody perder o destque no filme...

mas pelo visto nesse filme, "corrigiram" isso

pixar tá de parabéns e outra pra um continuação ser bem sucedida o bom é fazer que nem ela fez, sem pressa e bem feito...

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails