Um suspense sobre espionagem e guerra fria, dirigido por Alfred Hitchcock.
Alfred Hitchcock passando na televisão é obrigação assistir e felizmente não lembrava da história de Intriga Internacional, então pude aproveitar como se estive vendo pela primeira vez.
Roger O. Thornhill (Cary Grant), é um pacato publicitário divorciado que ao ser confundido com outra pessoa acaba sendo sequestrado por uma misteriosa organização. Sem entender a razão de seu sequestro e nem os questionamento de seus raptores que afirmar que Roger é na verdade o senhor George Kaplan e que aparentemente sabe muito sobre os negócios dessa organização.
Visto que o interrogatório não surtiu efeito, é decidido que Roger deve ser assassinado, e como em todo filme de espiões ninguém morre se não for numa cena espetacular, em vez de simplesmente dar um tiro e depois dar um fim no corpo, decidem embebedá-lo, o colocar num carro e o derrubar de um barranco. No entanto Roger consegue escapar, e dirige bêbado até ser parado pela policia e preso.
Ao se recuperar da bebedeira, Roger conta ao policiais toda a história, mas sem ninguém acreditar, nem mesmo sua mãe. Numa tentativa de provar sua versão, ele leva os policiais ate o local onde foi mantido cativo, no entanto ao chegar no local a dona da casa conta outra história, que Roger esteve presente ontem numa festa e que bebeu durante o evento, acabando de vez com a credibilidade que Roger tinham.
Inconformado decide investigar sozinho o caso e vai em busca do verdadeiro George Kaplan, mas sem sucesso, encontrando-se apenas mais uma vez com seus raptores. Na fuga Roger, decide se confrontar mais uma vez com o líder de seus raptores, o senhor Townsend, que no momento se encontra numa conferência da ONU.
Quando finalmente se encontra com o senhor Townsend, Roger descobre que na noite anterior se encontrou com outro homem. Quando tentava esclarecer tudo com o verdadeiro senhor Townsend, esse acaba sendo acertado por uma faca pelas costas e Roger acaba acusado pelo assassinado.
Se no dia anterior, Roger era um simples publicitário, hoje era procurado pelo assassinado por um diplomata e ainda tinha que escapar dos que o confundiam com o senhor George Kaplan e que o queriam morto.
Deixando o espectador na pele de Roger, sem saber quem são os perseguidores, quem é George Kaplan e o porque de tudo isso, Alfred Hitchcock nos leva numa travessia pelos Estados Unidos na busca de respostas.
Com boas atuações e um roteiro que prende o espectador, Intriga Internacional é um bom filme, com cenas clássicas tais como a perseguição do avião e Roger pendurado no Monte Rushmore. Um pouco datado, pelo figurino e cenários, mas que não estraga a experiência de assistir o filme.
Considerado um dos melhores trabalhos de Alfred Hitchcock, juntamente com Psicose e Um Corpo que Cai, Intriga Internacional merece ser visto. Trazendo um tipo de espião bem diferente dos atuais para os que estão cansados de Jason Bourne.
Ficha:
Intriga Internacional
Nome Original: North by Northwest
Diretor: Alfred Hitchcock
Elenco: Cary Grant, Eva Marie Saint, James Mason
Idioma: Inglês
Estréia: 06/08/1959 (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Oscar de melhor direção de arte, melhor edição e melhor roteiro original.
Cena: A perseguição do avião.
Frase: " A guerra é o inferno, Sr. Thornhill, mesmo quando é guerra fria "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0053125/
0 comentários:
Postar um comentário