sexta-feira, 2 de julho de 2010

1941 - Uma Guerra Muito Louca


Os japoneses decidem bombardear Hollywood, numa das melhores comédias do Spielberg.


Sai hoje com a minha mulher com o intuito de ir ao cinema ver Kick Ass, mas tivemos uma péssima surpresa, eles mudaram a programação hoje e todas as salas estavam passando apenas Eclipse e Toy Story 3. Chegando em casa corri para ver o que passaria na televisão e eis que meu dia é salvo por 1941 - Uma Guerra Muito Louca.

O ano é 1941, após o ataque japonês a Pearl Habor os habitantes da costa oeste americana ficam preocupados com sua segurança. O clima de paranóia e histeria leva as pessoas a pensarem que a Califórnia seria o próximo alvo. O general Joseph W. Stilwell (Robert Stack) recebe a missão de proteger a Califórnia de qualquer ataque. 

Nesse clima uma jovem decide nadar sozinha a noite no mar, quando algo aparece abaixo dela, um submarino japonês. Comandado por Akiro Mitamura (Toshirō Mifune) e com a presença do oficial alemão Wolfgang von Kleinschmidt (Christopher Lee) a tripulação se encontra triste por não terem participado do ataque a Pearl Habor decidem permanecer no território americano, realizar um ataque e só assim retornar com a honra de dever cumprido para o seu país. Sem saberem direito onde estão e decididos a causar um dano a moral norte americana os japonês decidem bombardear Hollywood. E para ficar bem claro que o filme não será serio, durante toda essa cena, a jovem fica presa no telescópio do submarino nua.

A seguir o filme começa a mostrar seus outros personagens. Wally Stephens (Bobby Di Cicco) um funcionário de restaurante que treina para entrar no concurso local de dança com sua paixão, Betty Douglas (Dianne Kay). O Sargento Frank Tree (Dan Aykroyd), que se diz mecânico mas está sempre com um tanque de guerra. E o Cabo Sitarski (Treat Williams), rival de Wally pelo amor de Betty e que odeia ovos. 

Seguindo o general Joseph, está sua secretaria Donna Stratten, que tem tara por aviões, fato que o capitão Loomis Birkhead, reprovado na escola de pilotos, se aproveitará para se dar bem com a garota. Outro que merece destaque é o Coronel "Mad Man" Maddox, que vê pára-quedistas e pistas de pouso secretas japonesas em todos os lugares.

Mas o melhor personagem do filme é Capitão Wild Bill Kelso (John Belushi), um completo maluco que sai com seu avião a caça de japoneses que só ele vê. Sua cena inicial onde ele coloca fogo num posto de gasolina é muito boa.

A trama do filme se baseia nas situações engraçadas que os personagens se encontram: os japoneses sequestrando um americano para descobrir onde fica Hollywood; a disputa pela Betty; Birkhead fazendo de tudo para levar a Danna para um avião e etc. E na histeria americana pela guerra, os personagens Maddox e Wild Bill são a personificação desse sentimento. É interessante ver como a busca por um inimigo leva a mais destruição que o próprio ataque do submarino.

1941 - Uma Guerra Muito Louca é uma das comédias mais engraçadas que eu já vi. Personagens caricatos, piadas bem colocadas e varias situações engraçadas. Se você pegar toda a histeria pelo ataque a Pearl Habor e trocar para a questão do terrorismo o filme se mantêm ainda bem atualizado. 

Os atores ajudam a manter o estilo caricato dos personagens. John Belushi da um show fazendo o maluco Wild Bill, sendo totalmente doido por caçar japoneses. Dan Aykroyd além de seus discursos patrióticos tem uma crise de bobeira no final do filme que é demais, imitar o inseto é muito bobo e acaba sendo engraçado. Tecnicamente o filme deu uma envelhecida nesses 30 anos principalmente nas cenas com combate de aviões, mas se você levar esse período em conta eles ainda são muito bons. 

1941 é o filme menos conhecido da fase mais criativa do Steven Spielberg, indo de Tubarão a E.T.. Porém acho que é um dos melhores trabalhos dele no gênero comédia.



Ficha:
1941 - Uma Guerra Muito Louca

Nome Original: 1941
Diretor:  Steven Spielberg
Elenco: Dan Aykroyd, Ned Beatty, John Belushi, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Christopher Lee.
Idioma: Inglês
Estréia: 14/12/1979 (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais
Cena: A dança/luta na danceteria USO.
Frase: " Esse é o cara mais louco que eu já vi. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0078723/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails