O que acontece quando um matador profissional deprimido tem que ir até a reunião de 10 anos de formado?
Ultimamente estou com sorte com a programação da televisão. Acabei encontrando vários filmes que a anos não via e que tinha esquecido o nome. Hoje consegui ver Matador em Conflito uma comédia que a muito tempo eu não via.
Martin Blank (John Cusack) é uma pessoa com uma certa elasticidade moral, como ele fala, que trabalha como um matador profissional e que está no meio de uma crise de depressão. Algo que não atrapalha sua vida profissional como vemos logo no início do filme.
Durante um de seus trabalhos, sua secretaria conta que chegou um convite para que ele vá ao encontro de 10 anos da formatura de sua turma, ideia que ele logo rejeita. Após realizar seu trabalho temos uma conversa com Grocer (Dan Aykroyd), outro matador profissional e rival de Martin. Ele fala que esta criando um sindicado, pra intermediar o contato com os clientes, alegando que depois do final da guerra fria tem muita gente nova no mercado e o preço esta caindo demais. Mas Martin não aceita sua proposta falando que não irá trabalhar pra Grocer.
Retornando a seu escritório depois de mais um trabalho, novamente sua secretaria fala que ele deve ir a reunião. Agora apelando para o destino, pois ele tem um trabalho na mesma região. Sem saída Martin decide finalmente ir para a reunião, mas não sem falar com seu terapeuta.
Nessa parte temos uma das melhores cenas do filme, a consulta de Martin. É divertido ver o medo que o terapeuta tem da profissão de seu paciente e como Martin alimenta isso. O terapeuta fala que toda a depressão que Martin está sentindo pode estar relacionada a seu trabalho, e que ir a reunião de seu colégio ver pessoas normais pode fazer com que ele liberte do que está sentindo.
Na sua antiga cidade Martin se reencontra com seu antigo amor Debi Newberry (Minnie Driver), uma apresentadora de radio que proporciona boas cenas, que ele abandonou no dia do baile de formatura. Com antigos colegas de escolas, que não acreditam que ele é mesmo um matador. Mas claro que nem tudo é perfeito, outros matadores foram atrás de Martin. E o filme fica trabalhando nesse sentido, mostrando como Martin reage a seu passado, como enfrenta os outros matadores e como tudo isso mexe com a cabeça dele.
Matador em conflito é uma comedia de humor negro, com personagens bem interessantes e um roteiro bem montado. É divertido ver como Martin não liga a mínima em matar pessoas e ainda fica bravo com as pessoas que acham que é algo pessoal ele ir matá-las. Mas a relação terapeuta e o matador é o melhor do filme, com o médico não querendo tratar de Martin, que acaba sempre voltando como se estivesse marcado consulta. E é engraçado que Martin relembra o doutor que ele sabe onde ele mora e que se alguém o pagar para matá-lo não será problema nenhum ir lá fazer uma visitinha. Outra sacada do filme é ver Martin estranhar que ninguém acredita que ele é matador, é legal ver o pai de Debi falando que bom que Martin está numa industria em ascensão e ele fica com cara de bobo. O final do filme é bem clique, mas como é comédia ta valendo.
Eu gosto dos trabalhos John Cusack e acho que ele casou bem com o cinismo do Martin. Dan Aykroyd fez um bom trabalho, mas inferior a seus outros trabalhos como 1941 e Caça Fantasmas. O resto do elenco faz seu trabalho de forma convincente.
Outro ponto forte do filme é a sua trilha sonora, com diversos sucessos dos anos 80 como "Under Pressure" do Bowie, "Take on Me" do A-Ha, "The Killing Moon" do Echo & The Bunnymen mas o melhor mesmo é "Live and Let Die" do Paul McCartney cantada pelo Guns N' Roses.
Outro ponto forte do filme é a sua trilha sonora, com diversos sucessos dos anos 80 como "Under Pressure" do Bowie, "Take on Me" do A-Ha, "The Killing Moon" do Echo & The Bunnymen mas o melhor mesmo é "Live and Let Die" do Paul McCartney cantada pelo Guns N' Roses.
Quem tiver com vontade de ver uma comédia e já se cansou das paródias que viraram febre a pouco tempo, Matador em Conflito é diversão garantida. Recomendo a todos.
Trailer:
Tomei a liberdade de trocar o trailer por uma propaganda televisiva do filme. Pois o trailer conta até o final do filme.
Ficha:
Matador em Conflito
Nome Original:
Diretor: George Armitage
Elenco: John Cusack, Minnie Driver, Alan Arkin, Dan Aykroyd.
Idioma: Inglês
Estréia: 11/04/1997 (00/00/0000 no Brasil)
Prêmios:
Cena: A ida de Martin a seu terapeuta.
Frase: " Sou matador profissional. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0119229/
1 comentários:
Postar um comentário