Ponyo, uma história de amor entre um garoto e uma "peixinha". Saída da mente de Hayao Miyazaki.
Minha mulher e eu fomos hoje na pré-estréia de Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar, o mais novo trabalho de Hayao Miyazaki que finalmente chega ao Brasil.
O filme começa com Sosuke, um garoto que mora com sua mãe numa pequena cidade costeira japonesa, encontrando o que ele chama de peixinho dourado. Decidido a ficar com a peixinha, ele a batiza de Ponyo e a leva para sua escola.
Após Ponyo jorrar água em uma colega da escola, Sosuke foge da escola e vai se esconder na clinica Girassol para idosos, onde sua mãe trabalha. Lá ele mostra Ponyo para as idosas que incentivam ele a cuidar muito bem dela, porém uma das idosas ao ver que Ponyo tem a face humana se assusta e fala a Sosuke que ele deve retornar a peixinha para o mar pois peixes com face humana trazem má sorte e tsunamis.
Assim Sosuke foge novamente e se refugia numa praia, no meio de rochedos. Nisso ele fica falando com Ponyo, até o momento em que ela começa a responder ao garoto, falando que o ama inúmeras vezes. Nesse momento Fujimoto, pai de Ponyo, aparece e a leva denovo para o fundo do mar.
Após isso o filme mostra Ponyo tentando voltar ao convívio de Sosuke e as consequências que isso gera para o mundo emerso.
Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar é um belo filme para crianças, com uma história simples: o amor infantil entre Sosuke e Ponyo, que Hayao Miyazaki assume ser baseada no conto da Pequena Sereia. O roteiro é nos moldes de filmes para crianças, conta bem a história mas não se preocupa com alguns fatos, principalmente relacionados a Ponyo. Por exemplo a mãe de Sosuke não vê problema algum em uma menina aparecer no meio da tempestade falando que era o peixe que estava com o filho durante a manhã. Isso me incomodou um pouco, mas vendo as crianças a minha volta percebi que o autor acertou em cheio no seu público alvo.
A animação é muito bem produzida. Toda feita a mão, gerando 170 mil quadros sendo o recorde dos filmes de Hayao Miyazaki. Um destaque fica para os cenários com cores aquarelas que ficaram muito bonitos.
Ponyo é um filme muito bom que merece muito ser visto, espero que não acabe passando despercebido no Brasil, visto que com medo da competição com Toy Story 3 e Shrek o filme está sendo atrasado repetidas vezes e vai acabar estreando após o termino das ferias escolares. Para os que já conhecem os trabalhos de Hayao Miyazaki, está mais para Meu vizinho Totoro do que A Viagem de Chihiho, sua obra máxima.
Um último aviso, o trailer vende o filme de forma um pouco errada. Nenhuma das falas do trailer existe no filme, sinceramente não entendi a razão disso.
Trailer:
Ficha:
Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar
Nome Original: Gake no ue no Ponyo
Diretor: Hayao Miyazaki
Elenco: Yuria Nara, Hiroki Doi, Jôji Tokoro, Tomoko Yamaguchi.
Idioma: Japonês
Estréia: 19/07/2008 (Em pré estreia no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Leão de Ouro.
Cena: A Ponyo na casa de Sosuke.
Frase: "Ponyo ama Sosuke "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0876563/
1 comentários:
Realmente as falas do trailer passam uma história diferente da do filme. Vi o trailer original em inglês e é a mesma coisa, logo não foi uma mudança que ocorreu na dublagem brasileira. Não dá mesmo pra entender...
De qualquer maneira a história real do filme é mais fofinha do que a vendida pelo trailer.
Postar um comentário