quarta-feira, 14 de julho de 2010

Jin Roh: The Wolf Brigade


Do diretor de Ghost in the Shell, uma versão do conto Chapeuzinho Vermelho


Estava mexendo na minha coleção de DVDs e me deparei com uma copia de Jin Roh: The Wolf Brigade, uma animação japonesa que tive o prazer de ver no Anima Mundi de 2002, que nem lembrava mais que tinha.

Jin Roh, se passa dez anos após a derrota do Japão na Grande Guerra, para a Alemanha Nazista, sim os nazistas bateram em todo mundo. Após a guerra, o Japão entra numa grave crise econômica que leva a desemprego massivo e grande migração para as cidades. Grandes setores das cidades se transformam em favelas e a violência urbana explode.  Nesse cenário conturbado aparecem diversos grupos paramilitares anti-governo, que as forças policiais japonesas tem sérios problemas para enfrentar. Com medo de perder o controle o Governo cria uma nova força militar a Polícia da Capital. Equipada com grande poder de fogo a Polícia da Capital restaura momentaneamente a ordem pública. Porém os grupos anti-governo se unificam, num grande e poderoso grupo chamado Seita. Assim os encontros entre ativistas da Seita e da Polícia da Capital transformam as cidades em verdadeiras praças de guerra, fazendo a população se revoltar contra ambos os grupos.

Nisso o filme termina os flashbacks e mostra uma rebelião popular que a polícia tenta controlar. Nisso uma equipe da Seita aproveita a revolta e ataca os policiais com Coquetéis Molotov. No meio de tudo isso uma jovem garota caminha pela cidade levando as bombas para os terroristas, por sua aparência ingênua elas são chamadas de Chapeuzinhos Vermelho pela polícia. Com a policia entretida pela população raivosa, os agentes da Seita se locomovem pelos esgotos preparando novos ataques, mas se deparam com um pelotão da Polícia da Capital, que ao contrario dos outros policiais não tem o menor pudor em metralhar a todos. A única sobrevivente é a Chapeuzinho Vermelho que sai correndo com uma bomba, até ser parada pelo oficial da Polícia da Capital Fuse, que pede a garota para se entregar. Sem vontade de se entregar a garota explode a bomba se suicidando e quase matando Fuse.

Após esse incidente Fuse é levado a corte marcial, pois sua incapacidade em atirar na menina poderia ter custado a vida de sua equipe. Ele é destituído da Polícia da Capital e obrigado a freqüentar novamente o treinamento da academia. Fora isso, Fuse carrega consigo o trauma de ver a garota morrer e não poder fazer nada. E quando visita o tumulo da menina se encontra com a irmã dela e um estranha relação começa entre os dois. 


Na primeira vez que assisti Jin Roh sai decepcionado, não pelo filme mas pela expectativa que eu criei sobre o filme. Quando ouvi falar de um filme com roteiro de Mamoru Oshii, diretor do Ghost in the Shell, onde o Japão é derrotado pela Alemanha Nazista, pensei nossa para um cara desse criar uma premissa dessa, a história vai ser cheia de Nazistas com planos secretos e afins, mas não, a única influência desse fato na história é estética, com fuscas nas ruas e no equipamento da Polícia da Capital. Então por mais que você sempre leia Alemanha Nazista ao ver algo relacionado a Jin Roh esqueça.

Agora assistindo novamente o filme, digo que é uma das melhores histórias que já vi. O roteiro é fenomenal, contando a história de como Fuse reage ao trauma de se sentir culpado pela morte da garota e como isso influência seu relacionamento com a irmã da garota. Ao mesmo tempo tem toda a discussão política dos comandantes da polícia indo contra a Polícia da Capital. E ainda tem uma das sacadas mais inteligentes que já vi, mesclando elementos do filme com o conto Chapeuzinho Vermelho, na sua tradição oral ou seja muito mais macabro que a versão francesa de Charles Perrault. E o final é muito bom, fazendo você repensar tudo que viu durante o filme.


A animação é muito bem feita, num estilo mais realista, ou seja quem não curte anime não tem com que se preocupar, lembrando as já clássicas Akira e Ghost in the Shell

Infelizmente Jin Roh é difícil de se encontrar, de forma legal, mas vale a procura. Recomendo que todos, sejam amantes de animação ou não, a ver esse filme, um trabalho que não deixa nada a desejar aos clássicos Akira e Ghost in the Shell.



Trailer:




Ficha:
Jin Roh: The Wolf Brigade

Nome Original: Jin-Rô
Diretor: Hiroyuki Okiura
Elenco: Yoshikazu Fujiki, Sumi Mutoh, Hiroyuki Kinosha, Yukio Hiroda.
Idioma: Japonês
Estréia: 17/11/1999 (Foi exibido durante o Anima Mundi de 2002 no Brasil)
Prêmios:
Cena: Os lobos atacando a menina.
Frase: "Ele não é um homem disfarçado de lobo, é um lobo disfarçado de homem. "
IMDB:  http://www.imdb.com/title/tt0193253/

1 comentários:

Profa Thaís disse...

Parece legal, você precisa me emprestar.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails