quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Lolita


A relação obsessiva de um homem por uma jovem adolescente levadas as mais extremas consequências.


Verificando a programação da televisão hoje encontrei um grande clássico do cinema que ainda não tinha visto, Lolita do mestre Stanley Kubrick.

Baseado no romance do escritor Vladimir Nabokov, o filme começa com Humbert Humbert (James Mason) entrando numa mansão que está totalmente bagunçada a procura Clare Quilty (Peter Sellers). Quilty surge no meio da bagunça e começa a dialogar com Humbert, falando coisas sem nexo. No meio da conversa Humbert pergunta a Quilty se ele lembra da jovem Lolita, e após receber uma resposta positiva acaba sacando uma arma e atirando em Quilty.

Após isso o filme retorna quatro anos e vemos Humbert, um professor de literatura francesa radicado nos Estados Unidos, procurando um local onde ficar em Ramsdale, durante as ferias de verão. Ele chega a casa da família Haze e a dona da casa, a senhora Charlotte Haze (Shelley Winters) mostra a quarto que ela tem para alugar. Humbert não mostra interesse no que Charlotte oferece, ate chegar no jardim e ver a jovem Lolita (Sue Lyon) tomando sol de biquíni e decide ficar com o quarto.

A seguir vemos a relação de Humbert, Charlotte e Lolita na casa. Charlotte faz um viúva sexualmente frustrada que vive paquerando o professor, sempre tentando ficar a sós com ele para poder se jogar nos braços dele. Lolita é uma jovem adolescente, que faz insinuações sobre estar interessada por Humbert. Além dos conflitos esse mãe e filha.

Em determinado momento Charlotte decide enviar Lolita para um acampamento de garotas para passar as ferias e enquanto leva a garota deixa uma carta para Humbert. Nessa carta ela pede que o professor deixe a casa, pois ela está apaixonada por ele e que não consegue ficar perto dele. Se ele estiver em casa quando ela retornar, é porque ele deseja ter uma vida junto dela.

Vendo que essa é a única chance de ficar perto de Lolita, Humbert aceita a proposta e se casa com a senhora Charlotte. E isso é apenas o único da obsessão de Humbert por Lolita...

Lolita é um filme que agradou bastante ao assistir. Tem uma história que demorei a entender a que o filme se propunha, se era um drama, uma comédia, etc. pois o inicio por mais que já mostre a fio condutor da história seja a obsessão de Humbert por Lolita, ele é recheado de situações engraçadas e falas cômicas, mas a medida que o filme avança elas vão sumindo e vemos cada vez mais como Humbert fica obsessivo e a comédia some do filme.

O roteiro é muito bem estruturado e tem um ritmo muito bom, tanto que mal percebi que ele tem quase 3 horas. Ele soube trabalhar lentamente a relação de Humbert e Lolita de forma que você percebe desde o inicio o sentimento que ele tem por ela, mas que vai aumentando cada vez mais, fazendo com que não fique forçado as atitudes que ele vai tomando durante a história.

As atuações são muito boas, gostei bastante do James Mason e também do Peter Sellers, que faz diversos personagens, que influenciou sua participação no Dr. Fantástico anos depois. Mas a melhor atuação é de Sue Lyon, sua Lolita é extremamente provocante, mas apenas com seu jeito "meigo", tirando a cena inicial onde ela aparece de biquíni em nenhum outro momento ela apela para a nudez como ferramenta de sedução.

A trilha tema da personagem Lolita é outro detalhe que me agradou bastante no filme.

Finalizando, Lolita é um filme muito bom, que mesmo após quase 40 anos não apresenta grandes sinais de ter envelhecido. Uma boa história com um roteiro que soube a desenvolver muito bem, acompanhada de boas atuações. Tudo bem que foi concorreu com grandes filmes no Oscar, mas não entendi ter tão poucas indicações, merecia bem mais. Como todos os filmes de Stanley Kubrick é obrigatório ser assistido.

Trailer:


Compras:

DVD Lolita
Livro Lolita

Ficha:
Lolita

Nome Original: Lolita
Diretor: Stanley Kubrick
Elenco: James Mason, Shelley Winters, Sue Lyon, Peter Sellers.
Idioma: Inglês
Estréia: 12/07/1962  (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Cena: A cena de Humbert na banheira.
Frase: " Você está doente."
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0056193/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails