terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rebobine, Por Favor


Dois malucos decidem refilmar os grandes clássicos do cinema de forma caseira.



A uns dias atrás estava vendo a relação dos filmes que participaram das ultimas Mostras de Cinema de São Paulo, para ver se descobria algum filme que por acaso tinha deixado passar. Entre eles encontrei Rebobine, Por Favor, uma comédia de Jack Black e Danny Glover sobre cinema.

No filme vemos Elroy Fletcher (Danny Glover), um idoso dono de uma locadora de vídeo, que mora num prédio caindo as pedaços junto com seu afilhado Mike (Mos Def). Ele recebe da prefeitura um ultimato, ou reforma o prédio em 2 meses ou terá que se mudar, pois o local será demolido para dar lugar a um novo e moderno complexo habitacional.

Vendo que seu negocio não tem como gerar o dinheiro que ele precisa para a reforma, ele sai para pesquisar como atualizar sua locadora que ainda tem seu catálogo todo em VHS. Ele deixa seu afilhado Mike no comando da locadora dizendo que ele ira sair para se encontrar com alguns amigos.

Mike tem como amigo Jerry Gerber (Jack Black), um maluco que mora num trailer do lado de uma estação transformadora de energia. Um dia ele entra na loja falando que a companhia elétrica está controlando as pessoas com as microondas e que eles precisam ir lá e sabotar a estação transformadora. Mike abandona Jerry no meio da sabotagem que acaba tomando um choque.

No dia seguinte Jerry vai ate a loja para brigar com Mike e os dois acabam discutindo. Após esse incidente os clientes voltam a locadora reclamando que as fitas estão em branco, apenas com estática e se descobre que o choque magnetizou Jerry e ele acabou por apagar todas as fitas da locadora. Sem outra opção para manter a locadora funcionando Jerry e Mike decidem refilmar de forma caseira os filmes.

Rebobine, Por Favor é uma comédia de Michel Gondry, o mesmo diretor do ótimo Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. E tem uma idéia bem interessante, de pessoas fazendo versões caseiras dos clássicos do cinema, que rende boas piadas. Eles refilmando Os Caças Fantasmas ficou muito engraçado. Mas depois de um tempo o filme perde a graça, quando as refilmagens passam a se resumirem a apenas uma cena por filme. A cena de 2001: Uma Odisséia no Espaço é uma das poucas divertidas dessa fase. E o filme termina com uma pegada mais dramática que me agradou bastante.

O roteiro é do tipo roteiro de comedia, cheia de situações ireais que servem apenas para render piadas, como por exemplo o choque que Jerry toma e a própria ideia de refazer os filmes.

Jack Black passa o filme fazendo as mesmas caretas de sempre, mas como o personagem é maluco passa. Danny Glover faz um velho e justamente nesse filme ele não diz que está muito velho para isso. E Mos Def não consegue convencer em seu papel. 

Resumindo Rebobine, Por Favor é um filme que todo cinéfilo ou quem já pensou em fazer filmes caseiros bem toscos, precisa assistir. Não é das comédias mas engraçadas, a maior graça do filme está justamente nas refilmagens toscas e nas lembranças que elas trazem dos filmes clássicos. Quem não gosta muito de cinema e assiste apenas comédias, nem vá atrás desse filme.

Mas a melhor coisa que esse filme fez, foi a competição de filmes "suecados", eles chamam as versões refilmadas de "suecadas" no filme, que podem ser vistos no canal do filme no Youtube (aqui). Vale muito a pena ver os videos, o vencedor do concurso que fez a versão "suecada" de O Iluminado é muito bom. Passei mais tempo vendo esses videos do que vendo o Rebobine, Por Favor.


Trailer:




Compras:


DVD  Rebobine, Por Favor


Ficha:
Rebobine, Por Favor

Nome Original: Be Kind Rewind
Diretor: Michel Gondry
Elenco: Jack Black, Mos Def, Danny Glover, Mia Farrow.
Idioma: Inglês
Estréia: 22/02/2008 (12/12/2008 no Brasil)
Prêmios:
Cena: A projeção do filme sobre Fats Waller.
Frase: "Mike, podemos fazer qualquer filme que quisermos."
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0799934/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails