sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Gran Torino


Um homem tem que fazer o que um homem tem que fazer...


Clint Eastwood é um diretor que a cada filme que eu vejo dele mais eu gosto. Ao ver Os Imperdoáveis percebi que ele tinha talento para ser diretor, com Cartas de Iwo Jima e a Conquista da Honra além de demonstrar ser corajoso ele entrou pro grupo de diretores que me fazem assistir qualquer coisa com o nome dele no cartaz. E ontem tive o prazer de rever Gran Torino na televisão.

O filme começa no funeral da esposa de Walt Kowalski (Clint Eastwood), um antiquado idoso que mora num antigo e deteriorado bairro de Detroit. Walt não se da bem com seus dois filhos e com seus netos, que o veem mais como um problema do que como um parente. Como fica claro quando durante o funeral da avó, a sua neta pergunta se pode ficar com o carro do avô quando ele morrer, dando a entender que deseja isso em breve.

Na casa ao lado moram uma família de asiáticos, os Vang Lor, que nesse momento celebram o nascimento de uma criança. Vemos Thao (Bee Vang) um adolescente medroso e que por falta de uma presença masculina, acaba sendo tratado por todos como uma "mulherzinha" e a sua irmã Sue (Ahney Her) que é o "homem" da casa.

Thao é pressionado por seu primo, o "Spider", a entrar na gangue dele. E como iniciação ele precisa roubar o carro de Walt, o grande Gran Torino 1972. A noite ele invade a garagem de Walt, mas acaba sendo surpreendido pelo idoso que o ameaça com uma arma.

No noite seguinte Spider aparece para tomar satisfações com Thao, que falhou em sua iniciação. A família tenta evitar que Spider pegue Thao e a discussão perturba Walt, que sai de sua casa armado e expulsando o bando de arruaceiros. No dia seguinte a comunidade asiática inteira aparece para homenagear Walt, o considerando um herói.

Nisso o filme segue mostrando a relação de Walt e sua família, e como ele passa a relacionar com a família vizinha, principalmente com Thao e Sue.

Gran Torino foi uma ótima despedida para o ator Clint Eastwood, embora ao ver o filme espero que ele reconsidere. Se em Os Imperdoáveis, ele vez a despedida do "Pistoleiro Sem Nome", seu personagem nos filmes de faroeste, agora temos a despedida do grande "Dirty Harry", que deu muito tapa na cara dos bandidos nos anos 1970.

A história e principalmente os personagens são muito bons. Walt, é o veterano da Guerra da Coréia, ex trabalhador da Ford e que vê o mundo sofrer de uma grave deterioração moral. Seus netos não tem o menor respeito pelo funeral da avó, se vestindo de forma inapropriada e falando no celular no meio da missa. Os filhos só entram em contato com ele para pedir algo, ou então para o mandar para um asilo e ficar com sua casa. E com a morte da mulher, a sua cadela Daisy parece ser o único ser que se importa com Walt. Nisso ele se depara com pessoas de outra cultura, que não tem a menor obrigação de se importar com ele, mas acabam criando uma relação familiar. Como o próprio Walt diz ele tem mais a ver com os asiáticos do que com o próprio sangue dele.

A relação de pai e filho que ele tem com Thao é muito bem trabalhada. Ele ensinando Thao, como ele se deve se comportar com as mulheres, a falar como homem, uma profissão, ou seja o transformando num homem é tocante, me lembrou a relação que tive com meu avô.

Sue também é uma personagem interessante, que ajuda a Walt ver que ainda existem pessoas boas no mundo e faz com ele se interesse por Thao.

O final do filme, que claro não irei contar, é perfeito. A explicação que ele da a Thao sobre a medalha é fenomenal.  

Clint Eastwood, Bee Vang e Ahney Her foram muito bem em suas interpretações, conseguindo passar a emoções dos personagens. Em alguns momentos fiquei ate com medo do Clint estar morrendo mesmo.

Finalizando se você não assistiu Gran Torino corra atrás logo, ele vai passar diversas vezes na HBO esse mês ou então procure os DVD e afins de seu jeito. Ainda to em dúvidas se é Os Imperdoáveis,  Cartas de Iwo Jima ou Gran Torino o melhor filme de Clint Eastwood, só sei que ele é um dos melhores diretores trabalhando atualmente.

Trailer:


Ficha:
Gran Torino
Nome Original: Gran Torino
Diretor: Clint Eastwood
Elenco: Clint Eastwood, Christopher Carley, Bee Vang, Ahney Her.
Idioma: Inglês
Estréia: 09/01/2009 (20/03/2009 no Brasil)
Prêmios:
Cena: O confronto final de Walt Kowalski e a gangue de Spider.
Frase: " Walt Kowalski o que você ira fazer?"
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1205489/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails