terça-feira, 1 de junho de 2010

Os Imperdoáveis





O Canto dos Cisnes do "Pistoleiro Sem Nome". Clint Eastwood faz um western sem glamour, onde as lendas dos grandes pistoleiros são coisa do passado. Um bom filme para comemorar os 80 anos desse grande ator e diretor.




O filme se passa em Wyoming no ano de 1880, dois criadores de cavalos vão ao prostíbulo local e após um deles se sentir ofendido, a prostituta ri ao ver o seu pequeno pênis, retalha o rosto dela deixando a deformada. O dono do bordel prende os dois arruaceiros e chama Little Bill (Gene Hackman), o xerife local, para punir-los. A idéia do xerife é dar uma surra de chicote e manda-los para casa, Alice (Frances Fisher), a "líder" das prostitutas se revolta e pede que eles sejam enforcados, o dono do bordel exige que os dois, paguem pelos danos pois ao deformar o rosto da garota, mais nenhum cliente iria a querer, e ele tinha investido muito dinheiro para traze-la. Litte Bill concorda com isso, alegando que a prostituta era posse do prostíbulo e manda os dar sete cavalos ao dono do lugar e desiste da surra, revoltando novamente Alice. Após ver que nem o dono da boate nem Litte Bill, iriam punir o agressor da garota decidem instituir uma recompensa de 1.000 dolares pela cabeças dos dois e esperar que algum matador venha as vingar. 

William 'Bill' Munny (Clint Eastwood), é um velho pistoleiro aposentado que cuida da sua fazenda e dos seus dois jovens filhos após a morte de sua mulher. Considerado um dos mais frios, violentos e cruéis pistoleiros, sendo que até mesmo seus companheiros tinham medo dele. Um dia Schofield Kid, sobrinho de um antigo companheiro, chega em sua casa o procurando para ajudar-lo a matar os homens e conseguir a recompensa. Munny rejeita a oferta, mas ao ver a condição da sua fazenda, e o futuro que deixara a seus filhos, decidi voltar a ativa e segue atrás de Kid.

No caminho Munny se encontra com Ned Logan (Morgan Freeman), seu antigo parceiro, que também estava aposentado e o convence a ir junto a ele nessa nova empreitada. No caminho é interessante ver a desconstrução do mito de Munny, onde vemos que ele se arrepende dos atos passados e revela que a maioria deles eram motivados por seus problemas com álcool.

A informação sobre a recompensa se espalha pelo país e outros matadores chegam a cidade, representados por Bob, o inglês (Richard Harris), um famoso pistoleiro e seu biógrafo. No entanto Little Bill deixa claro que não tem o menor interesse em deixar que os homens sejam mortos e expulsa o da cidade. Nessa parte é interessante ver a desconstrução de  outro pistoleiro, Bob e a promoção de Little Bill, que agora fica sendo o alvo do biógrafo.

Nesse momento Kid, Munny e Ned, chegam a cidade e quando vão aceitar o trabalho, Little Bill demonstra a hospitalidade local a Munny, que não reage as provocações e acaba sendo espancado, numa das cenas mais tensas do filme, pois a todo momento você imagina que vai começar um tiroteio. Assim Ned e Kid, são obrigado a fugirem e se esconder até a recuperação de Munny. A partir desse momento vemos a realização do trabalho pelos pistoleiros e no final vemos o antigo William 'Bill' Munny de volta a ativa, para seu último espetaculo. 

Clint Eastwood representa muito bem um ex - matador amargurado, que deixou sua antiga vida de lado devido ao amor de sua mulher, infelizmente no mesmo ano Al Pacino, fez Perfume de Mulher e tirou o Oscar dele. Gene Hackman faz também uma boa atuação, que lhe rendeu o Oscar, do xerife violento que vive da sua fama de passado. Morgan Freeman fez seu papel de forma competente como sempre, contribuindo para a construção do personagem de Clint. Jaimz Woolvett foi outro que fez uma boa atuação, representando bem o jovem pistoleiro empolgado, e fez muito bem sua queda. Richard Harris fez muito bem seu personagem, é bem legal ver ele falando sobre a o assassinato do presidente James A. Garfield e que isso não ocorreria se ele fosse o rei como é na Inglaterra.

O filme é muito bom, Clint Eastwood retrata um velho-oeste, sem o tradicional glamour dos pistoleiros e afins. As antigas lendas são mais frutos de marketing e do acaso, mais que mérito dos pistoleiros. É interessante ver Kid, que representam os jovens que buscam seguir as velhas lendas sem estar preparado para isso e Munny, a lenda que deve muito de sua fama a seu problema de alcoolismo, mas agora mais velho e recuperado vê os seus erros passados. Recomendo muito que vejam esse filme, mesmo os que não curtem westerns irão se divertir.

Ficha:
Os Imperdoáveis
Nome Original: Unforgiven
Diretor: Clint Eastwood
Elenco: Clint Eastwood, Gene Hackman, Morgan Freeman, Richard Harris, Jaimz Woolvett, Frances Fisher.
Idioma: Inglês
Estréia: 07/08/1992 (01/09/1992 no Brasil)
Prêmios: Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem e Melhor Ator Coadjuvante (Gene Hackman), Indicado como Melhor Ator (Clint Eastwood), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Som.
Cena: O tiroteio final do filme.
Frase: " Matar um homem é algo infernal: você tira tudo que ele tem e tudo que poderia ter um dia "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0105695/


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails