sexta-feira, 4 de junho de 2010

Um Sonho Possível


Como Leigh Anne e o esporte transformaram Michael Oher de problema social a uma das primeiras escolhas no Draft da NFL. 

Um Sonho Possível, é baseado no livro The Blind Side: Evolution of a Game de Michael Lewis e conta a historia de Michael Oher (Quinton Aaron), uma criança pobre, filho de mãe viciada em drogas que não conheceu o pai e que vive largada aos cuidados de estranhos.

Sua vida começa a mudar quando seu protetor momentâneo, decide o matricular um colégio particular cristão. Devido a seu tamanho e agilidade, o treinador do time de futebol americano intercede e consegue uma bolsa de estudos para o garoto. No entanto a dificuldade de aprendizado de Michael se mostra um problema muito grave, ameaçando uma possível carreira esportiva. Nesse momento aparece uma partes mais interessantes no filme, como os professores da escola tem resistência em sair das suas zonas de conforto e procurar outras formas de avaliar seus alunos, preferindo os métodos já estabelecidos. 

No entanto a maior mudança na vida de Michael ainda estaria por vir, numa noite chuvosa o garoto se encontra com Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), uma rica mãe de familia que embora tenha uma vida de "perua" tem grande consciência social, que comovida pela situação do garoto, que se dirigia ao ginásio da escola por ser um lugar quente para passar a noite. 

Os Tuohy são a típica familia do sonho americano, bens de vida, republicanos, o pai Sean (Tim McGraw) é ex atleta universitário, Collins (Lily Collins), a filha é chefe de torcida e o filho caçula S.J. (Jae Head) é uma criança normal, embora um pouco arteira, que rendera os momentos cômicos do filme. Vida confortável que faz o contra ponto a pobreza de Michael. O convite de uma noite logo se transforma na oferta de algo que Michel a muito necessitava, uma familia.

Com o apoio de Leigh, e a boa vontade dos professores que buscam outras formas de avaliar os conhecimentos de Michael, sua vida acadêmica melhora e permite que o garoto possa participar do time de futebol americano do colégio. Devido a seu perfil físico e grande instinto protetor, Michael logo se destaca como Left Tackler (posição cuja função é proteger o ponto cego do Quarterback de seu time), atraindo o interesse de diversas faculdades. 

A partir desse momento o filme se encaminha para o fim, mostrando a dedicação que os Tuohy tem para propiciar que Michael consiga uma bolsa na faculdade e que tenha sucesso em sua vida esportiva. A participação de S.J. na negociação com as universidades propiciam boas risadas.

A atuação de Sandra Bullock, agraciado com o Oscar de Melhor Atriz, é muito boa, fazendo o papel de mulher forte que decide mudar o mundo com suas proprias mãos. O resto da familia não tem grandes atuações, o pai Sean, é o apoio de Leigh, mas por estar la com ela do que qualquer outra coisa, a filha Collins, mas aparece no filme, com ênfase apenas em duas cenas e jovem S.J. faz bem seu papel de alivio cômico. No entanto a grande atuação do filme é de Quinton Aaron que interpreta de forma convincente o jovem sofrido que prefere não criar laços emocionais para evitar sofrimento com as perdas.

Um sonho possível é um bom filme, infelizmente passou sem muito destaque no Brasil, seja pela sua ligação com o futebol americano, esporte ainda pouco difundido no pais, fato que não interfere em nada para a compreensão do filme (o filme tem um pequeno prólogo onde explicam sobre a importância de um Left Tackler que é o bastante para que o expectador leigo não fique perdido), ou seja pelo seu próprio tema que a principio poderia indicar um dramalhão explorando a miséria inicial de Michael, fato que não ocorre, o diretor John Lee Hancock soube contar a historia do moleque sem apelar, não vemos nenhum programa do Gugu, mas emocionar o expectador com algumas cenas de alta carga dramática, por exemplo o encontro de Michael e seu irmão. Recomendo que vejam o filme, é uma boa escolha para um filme a dois.

Ficha:
Um Sonho Possível
Nome Original: The Blind Side
Diretor: John Lee Hancock
Elenco: Sandra Bullock, Tim McGraw, Quinton Aaron, Jae Head, Lily Collins.
Idioma: Inglês
Estréia: 20/10/2009 (10/03/2010 no Brasil)
Prêmios: Oscar de Melhor Atriz (Sandra Bullock) e indicado a Melhor Filme.
Cena: A batida do carro.
Frase: " Quem teria imaginado que teriamos um filho negro antes de conhecermos um democrata?  "
IMDB:  http://www.imdb.com/title/tt0878804/

1 comentários:

Profa Thaís disse...

Eu acho que o grande mérito do filme é não apelar para o dramalhão que era meu maior medo quando assistimos o filme. Recomendei o filme pra toda familia já hehehe.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails