sábado, 12 de junho de 2010

Hanami - Cerejeiras em Flor



Um drama sobre relações familiares e as reviravoltas que a vida nos reserva.

Ultimamente estou pegando gosto pelo cinema alemão contemporâneo, pois como já disse anteriormente sou fã da fase expressionista. A Onda e A Fita Branca foram dois filmes que me agradaram e ao descobrir Hanami não perdi a chance de assistir e sai muito satisfeito. 


Trudi (Hannelore Elsner)  e Rudi (Elmar Wepper) são um já idoso casal alemão que levam sua vida de forma pacata. No entanto Trudi recebe a noticia que seu marido, Rudi, tem uma doença terminal e que não o resta muito tempo de vida. Buscando fazer com que seu marido seja o mais feliz possível nesse meio tempo, decide esconder a doença dele e tenta o levar numa viagem ao Japão onde seu filho Karl (Maximilian Brückner) mora e conhecer o Monte Fuji, sonho dela.

Rudi, funcionário público e bem metódico, não entende o desejo súbito da mulher ver o filho, alegando que era muito mais fácil ele vir ao encontro deles na Alemanha e que não vê diferença entre as montanhas a volta deles e o Monte Fuji, montanha é tudo igual.  Mas mesmo reticente, pede férias e aceita ir ver os outros dois filhos que morram em Berlin. 

Chegando a Berlin o casal se hospeda na casa de um de seus filhos, e logo vemos que a presença deles é um incomodo a vida dos filhos. Klaus, o filho, não tem tempo para conviver com os pais e sua família reclama do deles ficarem na casa dele e Karolin, a filha, demonstra seu ressentimento pela preferência que os pais aparentemente possuem pelo filho Karl. Franzi, a namorada de Karolin, é a única que demonstra interesse pelo casal, sempre levando os para conhecer a cidade. 


Rudi, percebendo a indiferença dos filhos, diz que o casal deveria retornar a sua casa. Como a anos não iam ver o mar o casal decide na volta passar alguns dias no mar Báltico, onde uma tragédia acontece, Trudi morre durante o sono.


Retornando a sua casa, para o enterro das cinzas de Trudi, cena novamente marcada pela indiferença dos filhos onde apenas Franzi é a única a marcar presença na cerimônia. Rudi vendo os pertences de sua mulher, um livro onde a mostra dançando Butô  e conversando com Franzi se da conta de tudo que Trudi abriu mão devido ao amor que ela tinha por ele. 

Sem saber de sua doença e motivado pela culpa, decide realizar o último pedido de sua mulher indo visitar o filho Karl no Japão. Lá Rudi sofre novamente com a indiferença do filho que nunca tem tempo para passar com ele, e agora num país que ele não consegue nem se comunicar, só saber pedir cerveja.

Não conseguindo ficar preso em casa Rudi se aventura andando por Tokyo, amarrando lenços nos postes para não se perder e acaba conhecendo Yu (Aya Irizuki), uma jovem dançarina de Butô. A garota chama a atenção de Rudi inicialmente pela dança, numa tentativa dele aprender mais sobre a arte que encantava sua mulher, mas a medida que eles convivem uma forte amizade entre eles nasce e juntos decidem realizar o sonho de Trudi de ir ao Monte Fuji.

Hanami é um drama sobre relações familiares e sobre as reviravoltas que a vida da. 
É muito interessante ver como a família de Rudi o despreza. Os filhos nunca procuram ter tempo para passar com os pais, os netos não tem a menor ligação com eles e apenas os veem como quem esta na casa para os tomar o quarto. As únicas que demonstram interesse são Franzi e Yu, pessoas que não tem nenhuma ligação direta com ele. 

As atuações dos atores é muito boa, Elmar Wepper (Rudi) e Aya Irizuki (Yu) são muito bem interpretados e ajudam a dar emoção ao filme. A fotografia é muito boa, abusando de belos cenários. 

Hanami é um bom filme, que te emociona tanto pela indiferença ao casal de idosos, como pela busca de Rudi por reparar as perdas que causou a sua mulher. Recomendo que vejam o filme mas esteja preparados porque o filme é triste.


Ficha:
Hanami - Cerejeiras em Flor

Nome Original: Kirschblüten - Hanami
Diretor: Doris Dörrie
Elenco: Elmar Wepper, Hannelore Elsner, Aya Irizuki, Maximilian Brückner
Idioma: Alemão
Estréia: 06/03/2008 (25/12/2009 no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Urso de Ouro.
Cena: A dança ao pé do Monte Fuji.
Frase: " Fica sentado aqui sem fazer nada o dia todo. Não sei mais o que fazer. Ele já foi a todos os passeios da cidade. Não posso sugerir um passeio todo dia. Simplesmente não tenho tempo. Desculpe, mas ele está me deixando nervoso. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0910559/

1 comentários:

Profa Thaís disse...

O filme é maravilhoso. Recomendo apenas que ao assistir o filme tenha-se sempre um lenço a mão.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails