sábado, 19 de junho de 2010

Máquina Mortífera


Máquina Mortífera a melhor dupla de policiais que o cinema já produziu..


Uma das formas de se sentir velho é ligar no TCM e ver um filme mais novo que você passando e isso aconteceu comigo hoje. Ligo a televisão e me depara com Máquina Mortífera, um dos maiores clássicos dos filmes de ação e é lógico que não poderia deixar passar.

O sargento Roger Murtaugh (Danny Glover), acaba de completar 50 anos e está passando pela tristeza de estar envelhecendo, quando é colocado para investigar o suicídio de uma jovem prostituta. Ao iniciar a investigação ele descobre que a jovem é filha de um antigo companheiro da Guerra do Vietnã, Michael Hunsaker(Tom Atkins). Embora não se encontrassem a muitos anos, Michael tentou entrar em contado com Murtaugh dias antes do suicídio da filha.

Martin Riggs (Mel Gibson) é um detetive da divisão de narcóticos que recentemente perdeu a esposa num acidente e após isso vem apresentando comportamentos suicidas. Após ameaçar matar um suspeito desarmado numa batida, seus companheiros se sentindo ameaçado por sua conduta, pedem sua saída. Riggs é então transfiro e se torna o parceiro de Murtaugh, criando uma das melhores duplas de policiais do cinema.

Continuando a investigação do caso, a dupla descobre que a jovem que havia se jogada da sacada tinha sido envenenada, ou seja, teria morrido mesmo que não tivesse se jogado. Dessa forma a investigação passa a considerar o ocorrido como um homicídio e buscam mais informações com o pai da garota.

Michael revela que sua filha estava envolvida com drogas e fazendo filmes pornôs, e ao saber que Murtaugh estava na mesma cidade que a vida, o procurou para ver se ele teria condições de tirar sua filha dessa vida. Lembrando do que passaram na guerra, Michael pede para Murtaugh mate os assassinos de sua filha.

Decidido a resolver rapidamente o caso, como forma de respeito a seu amigo, Murtaugh e Riggs, vão atrás do traficante e/ou cafetão da jovem. Chegando ao local são recebidos a tiros e acabam matando o traficante responsável. Sentindo que tudo foi resolvido, Murtaugh decide encerar o caso, no entanto Riggs não se sente convencido com o desfecho.

Depois disso vemos a relação de Murtaugh e Riggs se estreitarem. Nessa parte temos cenas muito boas, Riggs negociando com um suicida, os dois competindo num treino de tiro e a filha adolescente de Murtaugh se interessando por Riggs ajudam a criar o cria cômico do filme.

Decidido que tudo ainda não acabou Riggs aparece para Murtaugh com uma teoria nova para o que verdadeiramente ocorreu e convence a reabertura do caso. A dupla decide interrogar a única testemunha do caso, mas ao chegar a sua casa, tudo explode matando a testemunha. A investigação do incidente revela que o caso é bem mais complicado que parece.

Máquina Mortífera, é um filme ação perfeito. Tem uma historia legal, bons personagens e cenas de tiros, lutas e muita matança. Outra coisa legal de ver o filme é a lembrar de como era o mundo antes dessa onda de politicamente correto e do PG13. A filha de Murtaugh fuma maconha (ainda deixa uma discussão sobre vícios legais e ilegais), mostra a jovem cheirando cocaína, e afins.

Danny Glover faz uma atuação muita boa passando a sensação de estar envelhecendo mas que não aceita isso muito bem. Mel Gibson também interpreta muito bem seu personagem, as cenas dele maluco são muito boas.

Acho difícil alguém não ter assistido Máquina Mortífera, mas se você nunca viu e gosta de filmes de ação corra agora mesmo atrás desse filme. É mais um trabalho perfeito de Richard Donner, de Superman e Os Goonies.




Ficha:
Máquina Mortífera

Nome Original: Lethal Weapon
Diretor: Richard Donner
Elenco: Mel Gibson, Danny Glover, Tom Atkins.
Idioma: Inglês
Estréia: 06/03/1987 (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Som.
Cena: A salvamento de cima do prédio.
Frase: " Eu estou muito velho para essa merda "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0093409/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails