quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os Goonies


Os Goonies, um dos maiores clássicos da sessão da tarde completando 25 anos.



Rever algo que você viu quando era criança e adorou nem sempre é uma boa ideia, ver Jaspion hoje me da uma tristeza, mas quando Goonies completou seu um quarto de século, decide me arriscar e rever, e valeu a pena.

Goonies nasceu cabeça de Steven Spielberg, que após ET e Indiana Jones, deve ter pensado porque não colocar crianças atrás de um tesouro? E colocar a Cindy Lauper cantando a música tema? E pronto nasceu um dos maiores clássicos da sessão da tarde.

Um grupo de amigos: Gordo, o clássico gordinho que sempre esta com fome e não para de fazer besteira, Dado, o japonês que mais parece o Inspetor Bugiganga, Bocão, que nunca para de falar e Mickey, aparentemente o líder da turma, durante a aventura se juntam ao grupo Brand, irmão de Mickey e as garotas Andy e Stef. Estão para serem despejados de suas casas devido a execução da hipoteca, a ideia de se mudaram e nunca mais se verem está deixando triste os garotos. Ao se encontrarem pela última vez, decidem ver as coisas do pai de Mickey, curador do museu local, guarda no sótão e nunca deixou que eles vissem. Nessa parte tem uma das provas que os anos oitenta foi uma época sem igual, quando Bocão traduz as ordens da mãe de Mickey para a empregada que só fala espanhol, e fala que o armário esta cheio de drogas, que no sótão estão os apetrechos de Sadomasoquismo e que se ela não trabalhar direito será presa no armário sem água e comida.

Os amigos acabam encontrando um mapa que revela a localização do tesouro de um pirata local o Willy Caolho e num último esforço para salvarem suas casas saem em busca do tal tesouro. Seguindo o mapa acabam chegando num restaurante abandonado onde encontram a família Fratelli de ladrões e também Sloth, o filho deformado que é mantido preso no porão. Para escapar dos Fratelli, as crianças entram numa série de túneis em baixo do restaurante.

Gordo que tinha conseguido fugir anteriormente, acaba caindo na mão dos Fratelli, e após um longo interrogatório, onde descobrimos todas as maldades que ele cometeu na vida, o garoto é preso junto com Sloth, que acaba gerando uma forte amizade entre os dois.

O desenrolar do file é no melhor estilo Indiana Jones com as crianças enfrentando diversas armadilhas na busca do tesouro e sendo perseguidos pelos Fratelli. É interessante a cena onde Andy beija acidentalmente Mickey, além das invenções de Dado que acabam propiciando bons momentos e Sloth rasgando a roupa e mostrando o S do Superman, falando que é de Sloth.

Goonies é um filme de aventura com crianças, com roteiro que embora não pregue pela originalidade é bem coeso, personagens divertidos, a dupla Bocão e Sloth, além dos Fratelli mantêm o tom cômico do filme e que trás uma sensação de saudade da infância.

Embora já se tenham passado 25 anos desde seu lançamento, o filme não envelheceu, os efeitos visuais ainda são bons, não gerando nenhum momento "como foi que eu gostei disso?" durante o filme todo. Recomendo que vejam ou revejam, o que é mais provável, pois Goonies ainda é um dos melhores filmes infantis que foram feitos. Uma pena que hoje com o barateamento das animações, filmes assim acabem saindo apenas no formato animado.

Bônus Track:

Como bônus um Music Video, com a música de Cindy Lauper e cenas do filme. Bom divertimento.



Ficha:
Os Goonies

Nome Original: The Goonies
Diretor: Richard Donner
Elenco: Sean Astin, Josh Brolin, Jeff Cohen, Corey Feldman, Kerri Green, Martha Plimpton, Jonathan Ke Quan, John Matuszak.
Idioma: Inglês
Estréia: 07/07/1985 (15/08/1985 no Brasil)
Prêmios:
Cena: O beijo entre Andy e Mickey
Frase: " Sloth eu gosto de você "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0089218/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails