terça-feira, 7 de setembro de 2010

[REC] Possuídos


Retornamos para entender o que se passa no prédio isolado, apenas para descobrir que o mal é muito maior.


Nota: Esse texto apresenta diversos spoilers sobre os filmes [REC] e [REC] Possuídos, recomendo que vejas os filmes antes de ler.

Já disse anteriormente que [REC] é o melhor filme de terror que já assisti, pois ao contrario de outros filmes que te assustam varias vezes ao ver esse filme eu senti medo. E aproveitando o feriado fui com a minha mulher assistir a continuação, [REC] Possuídos.

O filme se inicia assim que termina a primeiro. Somos levados para o lado de fora do prédio isolado e apresentados a uma equipe do "Grupo Especial de Operaciones (GEO)" que está chegando ao prédio para realizar uma missão que eles ainda não conhecem.

A equipe da GEO é formada por Jefe (Oscar Sánchez Zafra), o líder da equipe. Larra (Ariel Casas) e Martos (Alejandro Casaseca) os dois "soldados" da equipe e Rosso, o câmera man, o documentarista da equipe e que será os nossos olhos nesse novo filme.

Ao chegar ao prédio a equipe é apresentada a Owen (Jonathan Mellor), do Ministério da Saúde. Além disso recebem a missão de escoltar Owen em sua busca por amostras de infecção dentro do prédio.

Entrando no prédio vemos que os infectados aparentemente sumiram, deixando tudo calmo. Owen fala que a infecção possivelmente começou na cobertura do prédio e que a busca deles deve começar por lá. Na cobertura eles encontram todos os relatos relacionando a infecção e o vaticano, incomodando os membros da GEO que ficam sem entender nada sobre o que está se passando.

No resto do filme descobrimos mais sobre a infecção, sua origem, por que se espalhou naquele local e afins. Além de sermos apresentados a outros personagens que também entraram no prédio e muitas cenas com zumbis atacando.

[REC] Possuídos foi uma decepção pra mim, não sei se minha expectativa era muito grande e isso atrapalhou a minha experiência ou se o primeiro filme foi original e essa segunda parte foi apenas mais um mais do mesmo, muito bem feito diga-se de passagem, e ai o impacto acabou sendo menor.

O roteiro é bem estruturado, seguimos a equipe comandada por Owen em busca da menina Medeiros para coletar uma amostra de sangue, tentando descobrir onde ela se esconde no interior do prédio. Eu particularmente não gostei da opção de explicarem a origem da infecção (sempre digo que filme bom de zumbis é filme que não explica) e terem optado por uma razão mística/sobrenatural. O que mais me agradou no primeiro filme era justamente a sensação de realidade que ele passava, se um dia uma doença bizarra começar e o governo não quiser que a informação se espalhe aconteceria algo muito semelhante aos eventos narrados no [REC]. E no segundo filme o fato da infecção passar a ser algo sobrenatural e no meio do filme, nas cenas onde eles tem que usar a visão noturna da câmera, me afastaram dessa sensação de realidade.

Outra parte que me desagradou no filme é a sua montagem. No primeiro o filme é praticamente um take único, já nesse segundo existem muitas pausas além das trocas de câmeras, que embora explicadas pelo roteiro, me faziam desligar um pouco do filme a cada pausa.

Mas nem tudo é ruim nesse filme, muito pelo contrario. A sensação de claustrofobia que tinham no primeiro está maior ainda nesse segundo, com mérito para a cena do duto de ventilação com os bebês que ficou muito boa. A idéia dos membros da GEO usarem capacetes com câmeras, foi muito boa e bem utilizada no filme permitindo que a equipe se separasse e nos acompanhássemos tudo que acontecia no prédio. A questão sobrenatural, por mais que tenha me desagradado gerou alguns bons momentos, as tentativas de diálogos entre Owen e os infectados ficaram bem legais também.

[REC] Possuídos é um filme que considerei inferior os seu antecessor. Eu particularmente não gostei das explicações que o roteiro oferece, mas se você curtiu a primeira recomendo que vá ver, e de a sua opinião. Aos que não curtiram o primeiro, não vi nada no filme que faça você gostar, pois o grande mérito do filme é a repetição da formula que deu certo em seu antecessor.


Trailer:


Ficha:
[REC] Possuídos
Nome Original: [Rec] 2
Diretor: Jaume Balagueró e Paco Plaza
Elenco: Jonathan Mellor, Manuela Velasco, Óscar Zafra, Ariel Casas, Alejandro Casaseca.
Idioma: Espanhol
Estréia: 02/10/2009 (03/09/2010 no Brasil)
Prêmios:
Cena: O interrogatório do garoto.
Frase: " A Luz cega vocês "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1245112/

2 comentários:

Profa Thaís disse...

Então, ontem eu disse que tinha me desapontado com o filme, o que é verdade, mas queria explicar o por que.
O começo do filme é muito legal, mantem a sensaçao de medo do primeiro, ainda mais qdo você já sabe q os "zumbis" já estão lá prontos pra atacar. A cena do tubo de ventilação é fantástica porque você sabe que terá susto, o que causa uma tensão enorme.
Agora... o restante do filme não convence. A explicação pra "doença" me frustou.
O primeiro filme é mto, mto bom o que faz com que a gente vá ver o outro esperando algo tão espetacular quanto.
Mas não foi algo espetacular, na verdade foi o lugar comum de muitos filmes de terror, o que faz a gente já saber como vai terminar. E a sensação de realidade tbm se vai...
De qualquer maneira o filme não é ruim, é até melhor que muitos filmes de terror que se vê por aí. Mas por causa do rec 1 eu esperava mais...

Anônimo disse...

Este negocio de possuídos me lembra Doom...

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails