domingo, 19 de setembro de 2010

Os Bons Companheiros


Os Bons companheiros, 20 anos depois e nenhum filme de Máfia superou a obra de Martin Scorsese e Robert De Niro.


Estava verificando os lançamentos de DVD dessa semana e descobri que Os Bons Companheiros ia comemorar 20 anos de seu lançamento. Imediatamente comprei a versão especial de DVD duplo e por sorte chegou a tempo de fazer esse post.

O filme conta a história de Henry Hill (Ray Liotta) e como o estilo de vida gangster mudou a sua vida. Vemos ele em sua infância já encantado pelo modo de vida que os gangsters tem. Eles não pegam filas, são sempre bem tratados, todos os respeitam, resumindo eles fazem o que querer sem se importar com nada.

Henry começa a trabalhar, fazendo pequenos trabalhos para Paulie, o chefe da Máfia local. E assim vemos nessa parte do filme, a tradicional ideia de Máfia glamorizada, as tradicionais trocas de favores, tributos e proteção. A cena onde Paulie ataca o carteiro que leva as carta na casa de Henry, para que nunca mais chegue cartas da escola reclamando dele para os pais é um exemplo disso.

A tempo passa e Henry conhece James 'Jimmy' Conway (Robert De Niro) e Tommy DeVito (Joe Pesci) que serão seus parceiros durante o resto do filme. Jimmy é um grande assaltante, que aproveita seus contatos em transportadoras e nos sindicatos para roubar cargas. Tommy faz o maluco estourado que sempre quer provar que é "machão" que acaba lhe rendendo vários problemas.

No filme vemos a ascensão de Henry na vida do crime, seus problemas com a polícia, com mulheres e drogas.

Os Bons Companheiros é um dos melhores filmes que já vi. Ele consegue mesclar o mito clássico de mafiosos que aprendemos a gostar com Poderoso Chefão, com a versão mais sanguinária de Scarface. Usando Henry como o fio condutor da história, vemos a transformação que a Máfia sofre com a passagem do tempo, e para variar sempre quem se envolve com drogas acaba se dando mal.

O roteiro é bem construído, mesclando a história de Henry com a história da Máfia. Gostei muito de grande parte do filme ser narrado, ajuda o expectador a entrar no clima do filme e conhecer os personagens sem apelar para flashbacks e afins.

Robert De Niro é perfeito para o papel de Jimmy, o gangster mais barra pesada que não se importa em matar qualquer um que atrapalhe seus planos. Joe Pesci mereceu muito o Oscar que recebeu, ele faz o maluco que sai agredindo a todos pelo caminho e não mostra nenhum sinal que está fazendo algo errado.Tommy DeVito é um personagem muito bom. Ray Liotta é o mais fraco do filme, mas não chega a incomodar.

A trilha sonora do filme embora bem simples ficou muito boa. Ramones tocando My Way de Frank Sinatra me agradou bastante.

Se você ainda não viu Os Bons Companheiros, vá logo atrás desse grande clássico dos filmes de mafiosos. Martin Scorsese foi muito feliz em colocar  Joe Pesci e Robert De Niro distribuindo tiros e pancadas em todos que atrapalham seu caminho. A versão especial de 20 anos é uma boa opção para os que ainda não tem esse filme em casa.



Trailer:




Compras:


DVD Os Bons Companheiros
CD Os Bons Companheiros
Box Martin Scorsese


Ficha:
Os Bons Companheiros

Nome Original: Goodfellas
Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Ray Liotta, Joe Pesci, Lorraine Bracco.
Idioma: Inglês
Estréia: 19/09/1990 (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios: Vencedor do Oscar de Melhor ator Coadjuvante (Joe Pesci). Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Atriz Coadjuvante (Lorraine Bracco), Melhor Diretor e Melhor Filme.
Cena: Tommy brigando com Henry, por o achar um cara engraçado.
Frase: "Desde que eu me lembro, eu sempre quis ser um gangster. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0099685/

1 comentários:

Profa Thaís disse...

Mto bom mesmo

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails