O Original porque só o Mestre Pet Morita pode vencer o Cobra Kai..
Com a atual remake de Karatê Kid, feito por Jackie Chan e o filho de Will Smith, está cada vez mais comum ver as maratonas dos originais nos canais de TV a cabo. Já me peguei vendo pelo menos uma parte deles algumas vezes. Mas hoje como peguei logo no começo decide rever e falar um pouco sobre o filme fazendo a minha parte pra preservar a memória de Pat Morita.
Daniel Larusso (Ralph Macchio), é um típico jovem americano que se vê obrigado a se mudar com sua mãe para um subúrbio de Los Angeles. No apartamento onde ira morar conhece um imigrante de Okinawa, o senhor Miyagi (Pat Morita), um faz tudo local. Na escola ele conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), garota rica e líder de torcida, e logo começam a se relacionarem. Isso acaba irritando o ex-namorado dela, Johnny, melhor aluno do Dojo Cobra-Kai de Karatê.
Daniel confiando no seu Karatê de livros, enfrenta Johnny e acaba sendo rapidamente vencido. Agora Daniel fica se escondendo de Johnny e seus amigos que não param de o perseguir para conseguir ver Ali. Durante uma festa de Halloween, Daniel decide pregar uma peça em Johnny, mas acaba sendo pego e quando esta sendo espancado, Miyagi intervém e luta com os jovens que batiam em Daniel.
Miyagi se revela um profundo conhecedor de Karatê, e Daniel pede que o ajude a resolver seu problema com Jonnhy. No inicio Miyagi se mostra relutante em se envolver mas decide acompanhar o garoto ao dojo Cobra Kai e pedir pelo fim das hostilidades. Lá vemos a filosofia do Karatê Cobra Kai, sem misericórdia para com os fracos. Nesse momento Miyagi, percebe que não existe outra saída para o problema de Daniel, a não ser o combate mesmo e propõe que Johnny e Daniel, resolvam seus problemas no campeonato de Karatê que ocorrera daqui a dois meses. O desafio é aceito e até não são permitidas hostilidades entre eles.
Daniel não gosta do desfecho da situação, prevendo que seria massacrado no campeonato e que nada mudaria depois. Miyagi decide ensinar o Karatê de sua família ao garoto, através do já conhecido método da "bricolagem", encerrando carros, lixando o chão e pintando cercas e paredes, mas que misteriosamente faz com que o garoto aprenda as bases de defesa do estilo Miyagi.
Após esse treinamento inicial, a relação entre o aluno e mestre se aprofunda cada vez mais, seja nos outros treinamentos, ou então nos momentos de conversa. Nessa parte ficamos sabendo sobre o passado de Miyagi, no momento mais triste do filme. Enfim o torneio chega e é a hora de ver se a bricolagem vence o Cobra Kai.
Karatê Kid, teve uma grande influência na minha infância, sendo um dos filmes desse período que eu gosto. A idéia é interessante pois é bem plausível, quem não conhece um valentão e não tava louco para bater nele na escola. O roteiro é bem estruturado fazendo com que tudo tenha sentido no filme. Um detalhe que hoje pode incomodar um pouco é o Karatê, que parecer não ser foco de muita preocupação, os movimentos não passam muita veracidade. O diretor John G. Avildsen, de Rocky, fez um trabalho muito competente no filme.
Ralph Macchio não faz uma grande atuação, mas não prejudica o filme. Pat Morita por outro lado está muito bem, sendo inclusive indicado ao Oscar, seu modo de falar e face sempre pacifica fazem a gente crer que ele é um verdadeiro mestre. Os demais personagens são meio clichês, bad boy, donzela, professor sádico, etc. que facilita a interpretação deles.
Revendo agora mais velho é difícil não encontrar falhas mas que não prejudicam o resultado do filme. Mas com certeza será um clássico que colocarei meus filhos para assistirem e recomendam que todos que forem ver o remake, vejam antes e nunca esqueçam do mestre Morita.
Ficha:
Karatê Kid - A Hora da Verdade
Nome Original: The Karate Kid
Diretor: John G. Avildsen
Elenco: Ralph Macchio, Pat Morita, Elisabeth Shue.
Idioma: Inglês
Estréia: 22/06/1984 (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Pat Morita)
Cena: Daniel descobre sobre o passado de Miyagi.
Frase: " VocÊ confiar na qualidade e não na quantidade do que você sabe. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0087538/
1 comentários:
discordo com a frase que escolheste. Wax on, wax off era a melhor escolha xD
Postar um comentário