Nem 300, nem Watchmen, o melhor filme de Zack Snyder é de zumbis mesmo..
Brasil venceu e nada como um bom filme para fechar o dia bem. Zapeando pelos canais de filmes sou surpreendido por Madrugada dos Mortos, e como já disse anteriormente (em As Strippers Zumbi) se tem zumbi eu tenho que ver, mesmo que seja pela milésima vez.
Ana (Sarah Polley) é uma jovem enfermeira que após um dia de trabalho retorna a sua casa para descansar. Relaxando com seu marido e filha prefere ir deitar ignorando os vários chamados que os telejornais apresentam. No meio da noite Ana e seu marido são acordados pela filha que aparece na porta do quarto do casal, aparentemente machucada. Quando o pai chega perto para ajudar a garota, ela o ataca mordendo o pescoço. Ana surpresa afasta a garota e tenta sem sucesso estancar o sangramento de seu marido que morre em seus braço. No entanto seu marido levanta e a ataca tentando a morder. Ana foge de seu marido e ao sair de casa vê que o mundo esta de pernas pro ar: incêndios, pessoas correndo, ambulâncias atropelando pessoas e zumbis por todos os lados.
Isso tudo acontece antes mesmo dos créditos começarem. Ao som de Jonhny Cash cantando The Man Comes Around, vemos telejornais contando como a infestação de zumbis levou a sociedade ao caos. A entrevista falando que ninguém sabe de nada sobre a infestação é muito boa porque filme de zumbi bom é sem explicação mesmo.
Retomando o filme Ana se encontra com o policial Kenneth (Ving Rhames), Michael (Jake Weber), Andre (Mekhi Phifer) e a grávida Luda (Inna Korobkina) e buscam refugio no shopping da cidade. Lá o grupo encontra C.J. (Michael Kelly) e mais dois guardas que não estão muito dispostos a aceitar mais pessoas no shopping e mantém os novatos presos numa loja.
No dia seguinte mais sobreviventes chegam num caminhão ao shopping. Ana e C.J. discutem sobre o que fazer, C.J. não tem a intenção de abrir o shopping para mais esse grupo, mas Ana e os outros se rebelam e tomam o poder de C.J. abrindo o shopping ao demais sobreviventes. Nessa parte vemos os sobreviventes tentando levar a vida enquanto a ajuda não chega, a relação de Kenneth e o atirador da loja de armas vizinha ao shopping é bem explorada.
No entanto as noticias que chegam não são muito animadoras e a esperança de ajuda chegar acaba. A escolha agora é ficar no shopping, esperando os recursos acabarem, ou se aventurarem e enfrentar a horda de zumbis que cresce cada vez mais.
Madrugada dos Mortos é o remake do O Despertar dos Mortos , de 1978 do mestre George Romero. Retomando a história do original, um grupo de sobreviventes que se refugia num shopping, mas com algumas mudanças significativas. Os zumbis são no estilo de Extermínio , ou seja, a mudança não afeta sua mobilidade, na verdade até os torna atléticos, ao contrario do original onde os zumbis são letárgicos. Outra mudança é que no original tem muito mais foco na relação dos personagens e seus sentimentos, já Zack Snyder diminui a quantidade de diálogos e investe mais nas cenas de ação.
A atuação dos atores, é aceitável, apenas a cena inicial da Ana que é um bem estranha, a porrada que ela da na filha me fez achar que era erro de dublagem, pois achei estranho demais ela chegar sem saber que a filha virou zumbi e lançar ela tão longe.
Madrugada dos Mortos é um bom filme sobre apocalipse, não deixando nenhuma esperança para ajudas, curas e afins. Os que preferirem algo mais cerebral procurem o original, já os que tiverem afim de ver zumbis correndo atrás de humanos sem esperança o trabalho de Zack é mais que apropriado.
Bônus Track:
A trilha dos créditos iniciais para dar o clima do filme.
Compras:
DVD Madrugada dos Mortos
Ficha:
Madrugada dos Mortos
Nome Original: Dawn of the Dead
Diretor: Zack Snyder
Elenco: Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber, Mekhi Phifer, Ty Burrell.
Idioma: Inglês
Estréia: 19/03/2004 (23/04/2004 no Brasil)
Prêmios:
Cena: O parto de Luda
Frase: "Você vai matar minha familia? "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0363547/
2 comentários:
Muito louco esse filme. Principalmente a parte de se furtar a dar explicações. Com um monte de zumbis soltos por aí, não seria nada sábio insistir em saber a razão! http://tinyurl.com/2f2qfcc
Não vi o do Romero, mas achei esse bem legal. Só uma ressalva: a menina é a vizinha que invade a casa dela. Se ela fosse filha da Ana, eu também acharia estranha a insensibilidade desta com a menina.
Postar um comentário