Seres estranhos com o poder de alterar a realidade, decidem descobrir o que nos torna humanos. Num dos filmes que mais influenciou os criadores de Matrix.
A muitos anos atrás eu assisti a Cidade das Sombras, numa dessas sessões noturnas na televisão e infelizmente com o tempo acabei esquecendo do nome do filme e com isso não tive chance de o rever, até ontem a noite.
Cidade das sombras começa com John Murdock (Rufus Sewell) acordando numa banheira, sem a menor noção de onde esta, o que faz ali e principalmente não sabendo quem é, apenas com poucos lapsos de memória. Saindo do banheiro, Murdock encontra uma mulher morta no chão do quarto, sem saber se é o responsável pelo homicídio ele é logo interrompido pelo telefone que começa a tocar. O outro lado da linha Daniel Schreber (Kiefer Sutherland) conta que ele pode ajudar Murdock, mas que primeiro ele precisa fugir de lá pois Eles estão indo atrás dele. Logo que sai de seu quarto quatro seres, os Estranhos, aparecem a sua procura.
Um tempo depois a policia chega ao local do crime, sob a liderança do inspetor Frank Bumstead (William Hurt) eles investigam um assassino serial que mata prostitutas, sendo a de hoje a quinta possível vítima de Murdock.
Desorientado e como uma pista do seu passado um molho de chaves e a foto de mulher na carteira, de sua mulher Emma Murdoch (Jennifer Connelly). Murdock decide ir até a sua casa descobrir mais sobre si mesmo. Enquanto ele tem uma conversa com Emma e descobre um pouco mais sobre seu passado, o policial Bumstead interrompe e tenta prender Murdock, que consegue escapar.
Fugindo pela cidade, Murdock começa a ser seguido pelos mesmos seres que o procuraram no quarto de hotel. Durante o confronto Murdock descobre ter o poder de alterar a realidade assim como os Estranhos fazem. Sem mais nenhum lugar para onde ir, ele decide procurar Daniel Schreber que tinha prometido o ajudar. Porém algo estranho acorre quando o relógio marca 12:00 horas, todos os habitantes da cidade adormecem repentinamente, prédios mudam de lugar e as vidas de muitas pessoas são alteradas.
E assim o filme continua explorando os mistérios de quem é Murdock, quem são os Estranhos, o que acontece na cidade, porque nunca amanhece e porque ninguém sabe chegar a praia.
Cidade das Sombras é um dos vários filmes sobre manipulação da realidade, assim como 13 andar, que acabaram sendo esquecidos devido ao lançamento de Matrix. Com uma história bem elaborada, sobre seres estranhos alterando a realidade como uma forma de estudar os humanos num clima Noir muito bem elaborado pelo diretor. Visualmente o filme é bastante influenciado pelo expressionismo alemão, com cenários lembrando muito Metropolis e assim que vi os Estranhos veio logo a minha mente Max Schreck, em Nosferatu. O filme tem ideias muito interessantes como as pessoas só se tocarem que tem algo estranho quando Murdock fala, tais como a ausência do sol e onde fica a praia, algo como se ninguém mais ta reclamando deve estar tudo bem mesmo. Gostei também da pergunta se nossas ações futuras são fruto de nossas memórias ou existe outro algo que nos faça ser o que somos, é interessante ver como Murdock é o Estranho que pega as suas memórias agem de forma diferente nas situações.
Tecnicamente o filme envelheceu, os efeitos visuais acabaram ficando ultrapassados principalmente quando os Estranhos voam e usam seu poder mental. Mas nada que estrague a experiência de ver o filme.
Rufus Sewell, faz muito bem o desmemoriado Murdock. Jennifer Connelly e William Hurt são outros que não deixam a desejar em seus papeis. Mas Kiefer Sutherland com seu Daniel Schreber, que mais parece um cientista maluco é de longe a melhor atuação do filme, é ate difícil acreditar que ele faz também o Jack Bauer.
Recomendo a todos que vejam Cidade das Sombras, em especial aos fãs de Matrix que vão encontrar muitas similaridades nos dois trabalhos. Eu prefiro a abordagem mais psicológica e sombria de Cidade das Sombras que a tecnológica que Matrix oferece. Mas vendo a bilheteria de ambos acho que minha opinião não é muito popular.
Um ultimo aviso, um filme de 2008 também recebeu o nome Cidade das Sombras no Brasil, então certifiquem-se de que estão procurando o correto.
Trailer:
Ficha:
Cidade das Sombras
Nome Original: Dark City
Diretor: Alex Proyas
Elenco: Rufus Sewell, William Hurt, Kiefer Sutherland, Jennifer Connelly.
Idioma: Inglês
Estréia: 27/02/1998 (06/11/1998 no Brasil)
Prêmios:
Cena: Quando descobrem a verdade
Frase: " Você não entendeu. Você nunca foi criança. Não nesse lugar. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0118929/
4 comentários:
Eu tamben vi esse filme num programa de tv, na epoca ele passou no "fim de noite" madrugada do sbt,anos depois eu quis rever mas não lebrava do nome,seu post foi bem legal, vou baixar e ver o filme de novo pelos velhos tempos
eu vi esse filme no cinema e esse ano me deu vontade ve-lo novamente.
é incrivel como os efeitos de fato hoje parecem mal feitos, mas ainda assim, é um filme bastante intrigante.
É um filme excelente e procuro uma cópia em DVD (original) para a minha coleção.
o visual noir do filme é muito bom!a história é bem interessante e jennifer connelly está muito linda!
Postar um comentário