segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Paprika




Um cientista inventa uma forma de entrar no sonhos das pessoas e alguém passa a usá-la de forma contra a lei, e não estou falando de A Origem.




Semana passada estava com alguns amigos conversando sobre cinema num bar. E o assunto acabou caindo para A Origem, e durante a conversa o um dos meus amigos, o Alemão, citou Paprika, um longa metragem em anime de Satoshi Kon, que lembra muito o último trabalho de Nolan. E essa semana finalmente consegui assistir Paprika.

No filme é inventado um aparelho que permite a visualização e o controle dos sonhos, o DC Mini, e com isso surge um novo modo de tratamento psicológico a terapia dos sonhos. Nisso vemos Paprika agindo ilegalmente e usando o DC Mini para ver os sonhos do detetive Konakawa Toshimi, que sofre de crises de ansiedade.

Após isso vamos conhecer mais sobre a Fundação de Pesquisa Psiquiátrica, a empresa criadora do DC Mini. A equipe responsável pelo projeto dos sonhos é formada pelo Toratarō Shima o chefe responsável; Kōsaku Tokita um obeso e de comportamento infantil mas que foi o gênio que construiu o DC Mini e a pesquisadora Atsuko Chiba.

Assim descobrimos que algumas unidades do DC Mini foram roubados e que eles precisam logo ser encontrados, pois nas mãos erradas o acesso ao sonho dos outros pode ser muito perigoso. Mal é dito isso e Toratarō Shima, começa a falar coisas sem sentido e se joga pela janela.

Descobrimos que Toratarō Shima teve um sonho implantado em seu subconsciente e se encontra preso nele. O filme continua com a busca pelos DC Mini roubados e pelo ladrão, além de descobrirmos mais sobre Paprika.

Paprika é uma das melhores animações que já vi. A idéia de acessar os sonhos é muito boa e bem desenvolvida no filme, gostei muito de como ele trata os sonhos de forma onírica e bem surreal. A questão das múltiplas personalidades ficou muito boa também, gostei muito da parte onde Konakawa relembra sua juventude num sonho e ele volta a ficar jovem. Outro detalhe que me agradou é os personagens entrando em cartazes, telas, televisões e afins e "entrando" na história que está se passando.

A Montagem achei muito interessante, com a história se repetindo algumas vezes e a cada repetição mostra um detalhe diferente. A "direção de arte" ficou perfeita, sonhos são da forma que foram representados, sem pé nem cabeça e cheios de elementos bizarros que podem representar algo ou não. A parada dos eletrodomésticos com a banda de sapos e cheia de elementos religiosos é bem legal.

Gostei muito dos personagens de Paprika e Konakawa, que foram bem aprofundados durante a história. Ficou muito bem o tratamento dos problemas de Konakawa por Paprika. Já os demais personagens poderiam ter tido um pouco mais de desenvolvimento, acabaram ficando bem rasos.

Paprika é um filme que talvez não agrade a todos, por que ele é bem surreal em alguns pontos, mas que merece muito ser visto. Se você já leu e gostou dos quadrinhos do Sandman, a versão do Neil Gaiman, esse é um filme que você precisa muito ver.

Esse post é uma singela homenagem ao diretor Satoshi Kon, a mente por trás de diversos ótimos animes, como Tokyo Godfathers, Millennium Actress e Memories que faleceu no de câncer no dia 24 de agosto de 2010.



Trailer:




Compras:


DVD Paprika
Blu-Ray Paprika


Ficha:
Paprika

Nome Original: Papurika
Diretor: Satoshi Kon
Elenco: Megumi Hayashibara, Tôru Furuya, Kôichi Yamadera, Katsunosuke Hori.
Idioma: Japonês.
Estréia: 25/11/2006 (28/02/2008 no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Leão de Ouro do Festival de Veneza.
Cena: A conversa entre Osanai e Paprika.
Frase: "Os sonhos são tão sagrados que não podem ser controlados. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0851578/

6 comentários:

Anônimo disse...

um colega meu lembrou do paprica logo que nos assistimos A origem.


Não gostei muito do paprica....

Anônimo disse...

Logo que saiu o trailer eu lembrei de Paprika. Satoshi Kon morreu, mas deixou grandes obras como: Perfect Blue e Tokyo Godfathes. Mesmo quem nao gosta de desenhos, animações ou animes (chamem como quiserem) com certeza vai adorar.

Bekka disse...

Tudo a ver mesmo...
Mas sem dúvida Tokyo Godfathers é 10 vezes melhor que Paprika!

GANTZ disse...

nada se cria, tudo se copia - chacrinha

mas tava na cara mesmo

e como o carinha falou, Tokyo Godfather eh muito melhor

Anônimo disse...

hehehe assim que sai do cinema lembrei de paprika ^^

uma excelente animação =D

Insone disse...

@ Bekka e Gantz

Acho que os dois filmes tem estilo diferentes. Paprika é mais divertido, enquanto Tokyo Godfathers é bem mais dramático.

Ae depende do que você está procurando, diversão ou uma história mais densa. Mas concordo que como filme (analisando história, personagens e afins) Tokyo é melhor.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails