domingo, 8 de agosto de 2010

Alien, o Oitavo Passageiro


No espaço ninguém ouvira você gritar..



Sempre que comento sobre listas de filmes com amigos, sempre tem algumas polemicas. Uma das principais é quando vemos a lista de melhores filmes de terror e sempre Alien, O Oitavo Passageiro está bem colocado e sempre aparece alguém que não lembra do primeiro filme e questiona se ele é mesmo de terror.

O filme se passa na nave comercial Nostromo, que está voltando a Terra trazendo minérios de ferro. Em determinado momento a tribulação da nave é acordada de seu estado de hibernação e se preparam para iniciar os procedimentos de chegada a Terra. Porém ao verificar o sistema de navegação descobrem que ainda estão no meio do caminho.

Dallas (Tom Skerritt), o comandante da nave, pergunta a inteligência artificial da nave a razão de ter acordado a tripulação antes do tempo e ela o informa que recebeu um sinal de comunicação vindo de um planeta próximo. Seguindo a diretriz da corporação, a tribulação deve ir ao planeta e verificar o sinal, senão perdem seu pagamento pelo serviço de transporte.

A equipe desce no planeta para verificar o sinal e encontram uma nave que nunca tinham visto. Dentro da nave tem um gigante alienígena fossilizado com um abertura em seu ventre, com os ossos quebrados de tal forma que aparenta que algo explodiu e sai de dentro do alienígena. 

Verificando o resto da nave Kame (John Hurt), se depara com estranhos ovos preservados numa estranha neblina. Ao verificar melhor ele percebe que um dos ovos ainda está vivo e acaba sendo atacado por algo que saí desse ovo. A partir desse momento o filme muda e passa a explorar o que é esse ser que atacou Kame e como a tribulação da Nostromo vai lidar com ele.

Alien, O Oitavo Passageiro é um filme sensacional, não tem como negar que grande parte do terror se foi com o tempo, vai ser difícil encontrar alguém que não conheça os Aliens e nisso todo o suspense do alienígena desconhecido se perde. Mas seu clima sombrio e a sensação claustrofóbica, de ter um ser estranho caçando os tripulantes no espaço onde não eles não tem para onde correr.

O ritmo do filme é um pouco lento, demora uma hora para que a ação comece propriamente dita. Mas que prende a atenção espectador que vai querer ficar sabendo o que vai acontecer. A direção de arte é sensacional, a nave onde se encontram os ovos é muito bem construída e toda a estrutura interna da Nostromo, embora datada com seus computadores gigantes e com de tela verde, é bem elaborada. 

Gostei muito da atuação do Ian Holm, que faz o Ash, sua atuação é bem condizente com o personagem. E também da atuação de Sigourney Weaver, considero Ripley o melhor personagem que ela já fez.

Os efeitos especiais sofreram desgastes nesses 30 anos, principalmente nas cenas externas das naves que são claramente modelos de plástico e o próprio Alien que melhorou muito com o tempo e fica injusto o comparar com as versões mais modernas do monstro no cinema. Mas nada que estraguem o filme.

Hoje é difícil sentir o mesmo medo que os filmes atuais causam, ao assistir Alien, O Oitavo Passageiro, mas ainda vale muito a pena rever esse clássico do cinema. Muito melhor que as ultimas encarnações do Alien.


Trailer:




Compras:


DVD Alien, o Oitavo Passageiro


Ficha:
Alien, o Oitavo Passageiro

Nome Original: Alien
Diretor: Ridley Scott
Elenco: Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm.
Idioma: Inglês
Estréia: 25/05/1979 (13/08/1979 no Brasil)
Prêmios: Vencedor do Oscar de Efeitos Especiais, Indicado ao Oscar de Direção de Arte.
Cena: A conversa com Ash
Frase: " Você é minha estrela da sorte. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0078748/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails