segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sangue Negro


O inicio da exploração de petróleo nos Estados Unidos, com Daniel Day-Lewis e dirigido por Paul Thomas Anderson.


Depois de uma overdose de filmes de terror, nada melhor que pegar um bom filme para dar um relaxada. Verificando a programação me deparo com Sangue Negro, o último trabalho de Paul Thomas Anderson.

O filme narra a história de Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), um mineiro que encontra petróleo e começa uma pequena empresa de prospecção e extração de petróleo pelos Estados Unidos. Numa das escavações um de seus funcionários morre deixando um bebe órfão, que Daniel adota como seu filho, chamando o de H.W. Plainview.

Um dia chega a sua porta um jovem, Paul Sunday (Paul Dano), falando que de onde ele vem, existe tanto petróleo que ele jorra do chão sem o menor esforço e gostaria de saber quanto Daniel está disposto a pagar pra saber de onde ele veem. Após uma negociação Daniel aceita pagar 500 dólares e Paul revela que sua família tem uma pequena propriedade em Little Boston, Califórnia e que lá Daniel poderá comprar muita terra barata, cheia de petróleo. E ainda fala que a Standard Oil, concorrente de Daniel, comprou algumas propriedades na cidade. 

Com a informação de Paul, Daniel e seu filho H.W. (Dillon Freasier) vão a Little Boston averiguar se a história é essa mesmo. Chegando a propriedade dos Sunday, eles conhecem a família de Paul. Seu pai Abel, sua irmã Mary e seu irmão gêmeo Eli (Paul Dano). 

Após descobrir indícios de petróleo, Daniel propõe a Abel a compra de suas terras por uma quantia irrisória. Porém Eli, que sabia da existência do petróleo, intervim na negociação e pede 10 mil dólares em doação a Igreja da Terceira Revelação, onde ele é pastor. Eles conseguem fechar por 5 mil dólares e finalmente as perfurações começam...

Sangue Negro é um filme muito bom. Gostei da forma que ele retrata a exploração quase artesanal de petróleo nos Estados Unidos, é muito bem trabalhado esse aspecto, nunca tinha visto isso num filme. O roteiro é bem feito, recheado de diálogos inteligentes e de situações cômicas.

Os personagens são muito bem desenvolvidos. Daniel é um ótimo personagem, obcecado pelo sucesso, que não mede esforços e que está disposto a tudo pra alcançar seus objetivos. As cenas dele conversando com o irmão e seu batismo na Igreja da Terceira Revelação são muitos boas. Daniel Day-Lewis fez por merecer o Oscar de Melhor Ator, um dia ainda quero ter um bigode como o dele.

Eli é outra personagem muito boa. É interessante ver como ele usa a sua fé, fato que tem seu ápice no final do filme, numa conversa onde Daniel devolve toda a humilhação que passou anteriormente. Paul Thomas Anderson conseguiu fazer Paul Dano, de Pequena Miss Sunshine e Um Show de Vizinha, ter uma boa atuação da mesma forma como fez com Tom Cruise, em Magnolia e com Adam Sandler, em Embriagado de Amor

Outro que me agradou foi H.W.. A conversa final entre ele e Daniel é muito boa. Além do dialogo inteligente que ajuda a mostrar a que ponto Daniel pode ir pelos seus planos tem um aspecto muito legal que é a forma como H.W. tem que se expressar.

Tecnicamente o filme é perfeito. A mixagem de som é impecável, em nenhum momento você vê uma martelada ou algo do gênero com seu respectivo som desentronizado. A fotografia é muito bonita, queria ter um pôster de Daniel observando o poço de petróleo pegando fogo. Mas fica um alerta, a versão que está passando na televisão é num formato de tela diferente do cinema, então em diversas cenas você sente que tem algo cortado. A conversa entre Eli e Daniel no final do filme isso fica bem claro, onde cada personagem fica num dos cantos da tela e os dois estão cortados.

Eu adoro todos os filmes que Paul Thomas Anderson faz, não confundir com Paul W.S. Anderson o "gênio" que dirige a serie de filmes Resident Evil e o maravilhoso Alien vs Predador, e Sangue Negro não foi exceção. Boa história, bons personagens e diálogos inteligentes, recomendo muito que vejam.




Trailer:




Compras:


DVD Sangue Negro


Ficha:
Sangue Negro

Nome Original: There Will Be Blood
Diretor: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Dillon Freasier.
Idioma: Inglês
Estréia: 11/01/2008 (15/02/2008 no Brasil)
Prêmios: Ganhador do Oscar de Melhor Fotografia, Melhor Ator (Daniel Day-Lewis). Indicado ao Oscar de Direção de Arte, Montagem, Edição de Som, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor e Melhor Filme.
Cena: A conversa de Eli e Daniel na sala de boliche.
Frase: " Eu bebo seu milk-shake. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0469494/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails