terça-feira, 31 de agosto de 2010

Karate Kid


Jaden Smith e Jackie Chan recontam a história de Daniel Larusso e Senhor Miyage. E chega a hora da verdade para o remake.



Curiosidade é uma desgraça. Mesmo estando com os dois pés atrás e achando que Karate Kid seria uma desgraça, não consegui evitar e fui assistir. E até que o filme é bom.

O filme conta a história de Dre Parker (Jaden Smith), um garoto de 12 anos de Detroit que muda com sua mãe Sherry Parker (Taraji P. Henson) para a China.

Dre é um garoto metido e cheio de si, que está sempre desrespeitando sua mãe. Ao chegar a China ele conhece Mei Ying (Wen Wen Han), um jovem garota e tenta a impressionar, primeiro jogando basquete, e nem a tabela ele consegue acertar, depois no Ping Pong e novamente passa vergonha.  Mas mesmo assim Mei mostra interesse nele.

A aproximação de Dre em Mei, incomoda Cheng (Zhenwei Wang), um jovem amigo da família de Mei e grande prodígio no Kung Fu, que aparece para separar os dois. Ao ver que Dre não se afasta, Cheng o agride fazendo com que ele passe vergonha na frente de todos no parque.

No dia seguinte na escola, Dre se encontra com Mei e passa a ser perseguido por Cheng e seus amigos. Tentando se vingar de seus perseguidores, Dre joga água neles dando inicio a uma perseguição por Pequim. Quando Cheng finalmente alcança Dre, Han (Jackie Chan), o faz tudo local, aparece e salva o garoto do linchamento.

Não querendo continuar vitima dos garotos, Dre pede a Han que lhe ensine Kung Fu, mas esse se nega falando que Kung Fu não é pra isso. Mas ele decide acompanhar o jovem a academia onde Cheng treina e tentar resolver o problema.

Na academia vemos que a filosofia da academia é bem diferente de que Han pensa. O professor ensina que não deve existir piedade com seus oponentes. Não tento outra saída, Han aceita o desafio do professor e combina que Cheng e Dre devem resolver seus problemas no torneio de Kung Fu que se avizinha. E o filme segue com o treinamento de Dre, nas mãos de Han.

Karate Kid é um filme que me agradou bastante, eu estava com muito medo de ver o filme pois sou grande fã do original como já disse em outro post. Mas acho que o filme acertou em criar uma identidade própria, muito mais voltada para a ação e cheio de piadinhas do Dre, e não apenar repetir o original de cabo a rabo, embora que ao começar o filme me incomodei com algumas cenas serem refeitas. O Han pegando a mosca e Dre jogando água foram cenas muito fracas.

Gostei muito do Jaden Smith, fazendo Dre. O personagem funcionou muito bem no filme, passando bem a criança que sofre bulling na escola e está procurando por um saída. Achei ele bem melhor que o Daniel Larusso do original.

Nunca pensei que veria Jackie Chan concluir um filme sem fazer um piada ou careta e não é que ele conseguiu. Acho que ele vez um bom papel como o professor Han, mas não consegui ver a química entre ele e Dre tão bem feita como era entre Daniel e Miyagi. 

 Wen Wen Han e Zhenwei Wang, foram muito bem em seus papeis. Achei Mei uma personagem muito meiga, mas acho que poderia ter aprofundado mais a pressão que ela sofre, tem um cena onde ela demonstra que está sobre muita pressão pela audição, mas é logo ignorada. Mas a relação Dre e Mei ficou muito boa, a cena deles no festival foi perfeita. E Zhenwei Wang me deixou com medo dele, não quero encontrar com esse moleque na rua não.

O roteiro segue bem a estrutura do original, apresentação dos personagens, briga, treinamento e torneio. Acho que ele acertou na relação Dre e Mei, enquanto senti falta de um entrosamento melhor entre Han e Dre. Comparar a parte das artes marciais é ate humilhante com o original, o filme atual tem lutas muito melhores, porém o golpe final destoou totalmente, acho que até se o Dre soltasse um Hadouke não seria tão bizarro como ficou o golpe da cobra. E pior ainda com o replay em sequencia, que deixa ainda mais bizarro, ficou com saudades do golpe da graça. Mas o que mais me incomodou foi a parte do pré treinamento (a da jaqueta), achei muito fraca. No filme de original, quando o Miyagi manda Daniel fazer a "bricolagem", ele explica direitinho como deve ser feita a tarefa. Já o senhor Han, simplesmente manda o moleque fazer e deixa ele fazendo de qualquer jeito. Eu pensei, assim como o Dre, que era apenas pra ensinar humildade ao garoto e mesmo apenas tirando e colocando a jaqueta ele teve avanços inclusive no seu jogo de pernas. O Kung fu é uma arte marcial muito mais orgânica que o Karate, visto que grande parte dele vem da observação de animais, e acho que perderam a oportunidade de fazer algo semelhante e superar as diversas etapas do treinamento do filme original. Acho que o Harald Zwart, preferiu ficar mostrando a China (O governo chinês financiou o filme? Como a prefeitura de Barcelona fez com Vicky Cristina Barcelona?), pois embora tenha rendido cenários muito belos acho que ficou gratuito o moleque ter ido treinar na Muralha e a visita a Cidade Proibida.

Tecnicamente o filme me incomodou em dois aspectos, primeiro que diversas cenas do filme acontecem com a câmera ou contra um luz forte ou então com as luzes refletindo em janelas e afins. E segundo foi a utilização de câmera lenta durante os golpes do torneio e logo depois entrar um replay do telão, se ia ter replay não precisava da câmera lenta.

O nome Karate Kid, pesou bastante pra mim, mas é um bom filme. Não teve o impacto que o original teve em mim, mas recomendo a todos verem. Acho que o espírito da obra original foi respeitado, e as novas gerações tem um bom filme para se inspirarem.


Trailer:




Ficha:
Karate Kid

Nome Original: The Karate Kid
Diretor: Harald Zwart
Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson.
Idioma: Inglês
Estréia: 11/06/2010 (27/08/2010 no Brasil)
Prêmios:
Cena: O festival Shi Shi.
Frase: "Pegue sua jaqueta "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1155076/

10 comentários:

Michel disse...

Deveria ser Kung Fu Kid...
Nada a ver manter o nome...

Insone disse...

@ Cantagalo

Eu pensei a mesma coisa, mas como o filme se preocupou em recriar cenas do original, trocar o nome ficaria muito estranho. Todo mundo ia chamar de Karate Kid mesmo...

E isso sem contar o impacto do markteing mesmo..

luks =D disse...

o erro ja começa pelo nome, q deveria ser kung fu kid
o personagem do will jr. é muito chato, não cala a boca nunca
e o jackie chan q deixou de ser tão engraço quantos nos outros filmes dele e viro um bebado doido nesse filme
as melhores cenas são de porradas e só acontece nos ultimos 10 minutos

roberta disse...

Pra mim, achei que houve, sim, um bom entrosamento entre os personagens de Jackie e Jaden. Claro que não dá pra colocar no mesmo patamar do original, assim como não dá pra comparar Jackie Chan e Pat Morita, mas achei um bom filme. Achei que Jackie fez muito bem o papel, e o filme foi muito melhor do que alguns que o próprio tem feito ("O Terno..." foi uma decepção pra mim).
Se inventarem de fazer uma sequência, assisto sem problemas.

Unknown disse...

Na verdade o nome KungFu Kid soh ficou msm na China

Anônimo disse...

Cara,desculpa mas não vou escrever a minha opinião, vou posta-la em um vídeo do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=1RjqM5xEQJc

Anônimo disse...

na verdade nao respeitou o original
kung fu em vez de karate,e
na china?
estragaram a cena do hashi com a mosca pra fazer uma cena de comédia barata.
original > snoop dog jr

Anderson disse...

Por pura coincidencia comecei a assitir hoje...antes de ver este post...acho q vi umma boa parte...e parei...não gostei...

Vincent disse...

Como ser kunf-fu kid, se era uma releitura do karatê kid.

e para quem assistiu o filme; não viram a tentativa do drew usar o karatê, e até treinar karatê sozinho em casa com video-aula?

creio que preferir o original seja mais saudosismo do que qualidade, na releitura tem uma fotografia excelente, e bom figurino, aliás, boas as referencias ao original; como a cena da mosca; e os cuidados do han com seu carro velho (ou só eu notei os movimentos de polir o carro iguais aos que o mestre miyagi ensina?)

pelo que eu li em outra comunidade, aquele golpe final é realista; não é algo inventado (como o golpe da garça manca)

não estragaram a cena do hashi: no original, op velho miyagi fala da enorme concentração necessária e dificuldade para pegar a mosca; dai o Daniel pega de primeira; e o pat morita fala "sorte de principiante"

Anônimo disse...

Antes de todo mundo falar merda deveriam saber que no original não existia "karate" nenhum, e como todo mundo sabe o golpe da garça é de kung fu.
O novo filme é bem mais realista, sem toda aquela baboseira onde todo mundo acha que existe uma "filosofia oriental". Típico de ocidental né.
Jackie Chan é um ator completo, sabe fazer comédia, drama, alem de ser cantor. Antes de falar mal dele, pesquisem ou pelo menos vejam metade dos filmes que ele fez.
Todos os atores do filme, tirando o Dre e a Mei Ying, sabem lutar kung fu. O ator que interpreta Cheng pratica kung fu desde os 4 anos. No original alguem sabia lutar? Acho que não hein...
Se é pra ficar comparando, o novo filme da de mil a zero. Mas a questão é, não devemos comparar um ao outro, pois os dois são totalmente diferentes. Na China para eles o karatê é um lixo, nada melhor do que ter mudado de ambiente e de arte marcial.
Como praticante de kung fu o golpe final (e todos os outros mostrados no filme) são verdadeiros e capazes de serem feitos.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails