sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Gomorra


Um filme sobre a máfia italiana, que mostra os mafiosos como eles verdadeiramente são, Bandidos.



Sou um grande fã de filmes sobre a máfia italiana. A trilogia O Poderoso Chefão, Os Bons Companheiros e Scarface estão entre os meus filmes favoritos. Procurando por mais filmes sobre o assunto, e aceitando a recomendação de um amigo que foi estudar na Itália, não podia deixar passar Gomorra. Filme italiano que retrata a Camorra, a máfia napolitana.

O filme não tem o objetivo de glamorizar a Camorra em nenhum momento, a retratando de maneira bem crua, de forma quase documental. A história não da ênfase a nenhum personagem, evitando que o expectador crie empatia pelos mafiosos.

O roteiro se divide em cinco sub tramas, representando as diversas atividades ilegais que Camorra realiza e as diferentes pessoas que fazem parte da organização.

Começando com Don Ciro (Gianfelice Imparato), um homem de meia idade que é o responsável por distribuir dinheiro a família dos membros da Camorra presos. Ele tem que conviver com os familiares pedindo mais dinheiro e ver a fuja das parentes daqueles que traíram a máfia na cadeia. Além de se tornar alvo de outras gangues por estar sempre transportando valores.

Totò (Salvatore Abruzzese) é um garoto de 13 anos que trabalha como entregador da mercearia de sua mãe, porém ele tem interesse em participar da Camorra. Ele começa trabalhando como olheiro e a partir da sua iniciação, que consistia em levar um tiro com um colete a prova de balas para provar coragem, é colocado para distribuir cocaína.

Temos também Roberto (Carmine Paternoster), que começa a trabalhar com Franco (Toni Servillo) analisando terrenos para montar depósitos de lixo. Outro que vemos é Pasquale (Salvatore Cantalupo), estilista que trabalha numa confecção que faz versões piratas de vestidos de alta costura.

Finalizando temos Marco (Marco Macor) e Ciro (Ciro Petrone), dois jovens que não desejam trabalhar para a Camorra e nenhuma outra gangue. O que eles desejam mesmo é se tornarem mafiosos no melhor estilo hollywoodiano, mais precisamente querem ser Tony Montana de Scarface. Eles roubam drogas, armas e estão sempre arrumando confusão, desrespeitando todos os avisos dos lideres mafiosos locais.

Gomorra é um filme muito interessante. Baseado no livro homônimo do Roberto Saviano, que após sua publicação vive sobre vigilância policial. Em nenhum momento o filme romantiza a máfia italiana, você não ira ver a saga de uma pessoa entrando e progredindo na carreira criminosa e nem a vida dos chefões. Tudo que o filme oferece é um retrato das atividades e métodos da Camorra.

Gostei muito da história de Roberto, o papel da máfia na coleta e "processamento" de lixo embora muito conhecido eu nunca tinha visto ser retratado num filme. Foi interessante como o diretor soube demonstrar os danos que essa atividade está causando na população.

Temos outras partes boas, como Marco e Ciro mostrando que a máfia de cinema é diferente da real; Totò mostrando que nada de bom vem para os que entram na Camorra; e a relação entre pirataria e o crime organizado, gostei da parte onde os chineses aparecem.

Visualmente o filme é muito feio, não de mal feito e sim por retratar de forma cruel e realista a máfia. As casas estão caindo aos pedaços, as ruas são sujas e afins. A maioria dos personagens são repulsivos, esqueça o ideal romântico do mafioso sedutor.

Gomorra é um filme que merece ser visto, eu recomendo a todos. Porém não vá esperando ver cenas de ação, grandes tiroteios e tudo que acompanha os filmes de máfia de Hollywood, pois o que Gomorra tem a oferecer é um retrato real da crueldade da Camorra, que como os créditos finais relatam é a organização criminosa que mais matou no mundo. 




Trailer:




Compras:


DVD Gomorra
Blu-Ray Gomorra
Livro Gomorra
Box DVD + Livro Gomorra


Ficha:
Gomorra

Nome Original: Gomorra
Diretor: Matteo Garrone
Elenco: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo.
Idioma: Italiano
Estréia: 16/05/2008 (19/12/2008 no Brasil)
Prêmios: Vencedor do Grande Premio do Festival de Cannes. Indicado a Palma de Ouro de Cannes.
Cena: A conversa entre Totò e seu amigo.
Frase: " São pessoas como eu que fazem esse país prosperar. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0929425/

1 comentários:

Unknown disse...

parace que vai ser bom

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails