A sua busca pelos lugares mais mal assombrados finalmente o leva ao macabro e mortífero 1408. Em mais uma adaptação de Steven King.
O filme de hoje do Especial Sexta Feira 13 é uma indicação de outro grande amigo meu e fã de filmes de terror, o Koiti. Ele me recomendou 1408, a adaptação do conto homônimo de Steven King.
Mike Enslin (John Cusack) é um escritor americano que se especializou no oculto, escrevendo diversas coletâneas de lugares assombrados: 10 cemitérios, 10 casas, 10 hotéis e afins mal assombrados.
A vida de Mike é basicamente viajar pelo mundo, verificando os locais considerados assombrados catalogando tudo nos seus livros. Porém ele sempre sai insatisfeito dos locais, pois mesmo após tantas visitas ele nunca presenciou algum evento paranormal. Durante uma tarde de autógrafos ele mesmo confessa que não acredita mais em fantasmas que tudo isso não passa de marketing para os locais.
Verificando sua caixa postal Mike encontra no meio de diversos panfletos de hotéis assombrados um postal do Hotel Dolphin, que no verso simplesmente diz: "Fique longe do quarto 1408". Intrigado ele liga para o hotel e tem sua reserva negada, o atendente não para de repetir que o quarto não está disponível.
Com a ajuda do advogado de sua editora e amparado por uma obscura lei que impede que quartos sejam negados, Mike finalmente consegue sua reserva. Chegando ao Dolphin, Mike é recepcionado por Gerald Olin (Samuel L. Jackson), gerente do hotel que oferece a cobertura ao hóspede sem custos adicionais na tentativa de o convencer a não ficar no quarto 1408.
Vendo que Mike está convencido a passar a noite no quarto 1408, Olin o convida a seu escritório. Lá ele relata a Mike sobre as 56 mortes que ocorreram no quarto, contando dos suicídios ao afogamento em canja de galinha. Mas mesmo com todos os relatos e fotos que Olin mostra, Mike não desiste e pede para ser levado ao seu quarto.
Sem outra saída Olin acompanha Mike ate o elevador do 14 andar, onde se despede falando que lá é o máximo que ele chega perto do quarto maldito e deseja sorte a Mike. Agora Mike está finalmente no quarto 1408 e muitas coisas estranhas vão acontecer.
1408 é um bom filme, com uma premissa interessante e que consegue fugir das histórias clássicas de casas assombradas por fantasmas. Gostei do desenvolvimento do personagem Mike, que muda totalmente depois da perda de sua filha, deixando seu antigo estilo literário passando a perseguir eventos sobrenaturais talvez em busca da resposta a clássica questão: Existe vida após a morte?
O roteiro é bem simples com Mike lidando com os estranhos acontecimentos durante a noite, mas que me deixou em diversos momentos do filme em dúvida se estava vendo um filme de terror ou um drama sobre um homem remoendo seus erros do passado. Teve um momento que achei que era uma releitura do Conto de Natal do Dickens, mas no final não consigo deixar de pensar que o quarto é tão aterrorizante por justamente levar as pessoas a rever seus dramas pessoais e ver onde errou.
O filme tem dois finais, um que o diretor fez mas que durante as exibições teste do filme, o publico achou depressivo demais, e outro que saiu no cinema contrariando a visão do diretor. Eu vi primeiro a versão do diretor e gostei do final que ele planejou inicialmente é triste mais enfim a história pedia isso mesmo. Já o outro fiquei com a sensação e ai o filme acabou ou não? Vejam os dois finais e decidam qual é o melhor.
John Cusack não me convence como ator, acho que ele faz careta demais para demonstrar os sentimentos de seus personagens e não foi diferente com Mike. Samuel L. Jackson interpretou o Samuel L. Jackson de sempre, mas como o papel era pequeno não incomodou. Mas acho que o filme merecia um trabalho de casting melhor.
Pra mim o filme foi uma boa surpresa, lembro que na época que passou no cinema eu decide não ver e se não me fosse indicado para esse especial dificilmente eu o teria visto. É uma boa saída para os que gostam de terror e cansaram do cine tortura que tomou conta dos cinemas ultimamente.
Trailer:
Compras:
DVD 1408
Blu-Ray 1408
Ficha:
1408
Nome Original: 1408
Diretor: Mikael Håfström
Elenco: John Cusack, Samuel L. Jackson, Mary McCormack.
Idioma: Inglês
Estréia: 22/06/2007 (02/11/2007 no Brasil)
Prêmios:
Cena: A aparição de Katie.
Frase: " Papai, todos morrem. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0450385/
0 comentários:
Postar um comentário