quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Psicose


A origem da emblemática cena do chuveiro. Psicose, um dos maiores clássicos do cinema.  



Nessa reta final do especial Sexta Feira 13, decide ir no IMDB e ver qual o filme de terror com a melhor nota do site. E segundo os usuários do site o melhor filme de terror é o clássico Psicose de Alfred Hitchcock.

O filme começa com Marion Crane (Janet Leigh) e Sam Loomis (John Gavin) conversando num quarto de motel durante o horário de almoço dela. Eles conversam sobre os problemas financeiros de Sam e como isso impede que eles consigam ficar juntos. 

Marion, secretaria de uma imobiliária de Phoenix, volta ao seu trabalho e durante o expediente um excêntrico cliente aparece e compra para sua filha uma casa de 40 mil dólares e paga em dinheiro. 

Com medo de ficar com o dinheiro em seu escritório, o chefe de Marion pede a garota que vá ao banco e deposite o dinheiro. Tentada pelo dinheiro, que poderia resolver os problemas de Sam, fazendo com finalmente os dois pudessem ficar juntos, Marion decide fugir com o dinheiro.


Fugindo em direção a Fairvale onde vive Sam, Marion se depara com um policial que começa a desconfiar do jeito suspeito como a garota se comporta. A desconfiança do policial consome a garota fazendo com que ela se perca, um chuva forte durante a noite também ajudou é claro, indo parar no Motel Bates, onde ela se depara com um melhores personagem do cinema Norman Bates (Anthony Perkins).

Psicose é um ótimo filme, que vale muito a pena ser visto. Sua história mesclando a parte policial do roubo com a existência dos Bates é muito boa e muito bem executada. Alfred Hitchcock soube muito bem criar o clima de suspense, como sempre, além de gerar cenas memoráveis do cinema, por exemplo a do chuveiro que foi inspiração para varias outras na cultura pop. A trilha sonora é perfeita, funcionando durante o filme todo.

Norman Bates, é um dos personagens do cinema que eu mais gosto. Tem uma história interessante e uma psicologia bem trabalhada, e ainda foi bem interpretado por Anthony Perkins, fugindo do estilo "galã de novela" que os atores tinham na época. Em 2002 o Instituto Americano de Filme (AFI) o considerou o segundo melhor vilão do cinema, atrás apenas de Hannibal Lecter.

Não da para negar que o filme envelheceu, primeiro pela própria inflação que transformou os 40 mil dólares que na época poderia mudar a vida de alguém e hoje já não é tanto assim. Os cenários e figurinos também são datados e a cena do chuveiro por mais emblemática que seja, e antes de mais nada um das melhores cenas do cinema com uma fotografia perfeita, não deve funcionar com muitas pessoas, a falta de sangue e afins pode acabar incomodando alguns.

Recomendo a todos que vejam Psicose, o original de 1960, nada do remake fracassado de 1998, que não irão se decepcionar. 

Trailer:




Ficha:
Psicose

Nome Original: Psycho
Diretor: Alfred Hitchcock
Elenco: Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Janet Leigh.
Idioma: Inglês
Estréia: 16/06/1960 (25/08/1960 no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Oscar de Direção de Arte (Preto e Branco), Fotografia (Preto e Branco), Melhor Atriz Coadjuvante (Janet Leigh) e Melhor Diretor.
Cena: A do chuveiro.
Frase: " É triste quando uma mãe deve dizer as palavras que condenam seu próprio filho. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0054215/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails