Tim Burton e Johnny Depp se unem mais uma vez, agora para caçar um assassino que se levanta dos mortos em busca de cabeças.
Mas uma noite em casa e procurando um filme para assistir na televisão. Entre diversas opções, hoje a programação estava boa, decidi rever A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, com Johnny Depp e dirigido por Tim Burton.
O filme conta a história do policial Ichabod Crane (Johnny Depp), policial nova-iorquino de 1799, que é mandado a cidade de Sleepy Hollow investir uma séria de misteriosos homicídios. Até esse momento três pessoas foram assassinadas e tiveram sua cabeças decepadas.
Ichabod é uma pessoa extremamente racional, que busca utilizar as maiores novidades da época para investir os crimes, sempre reclamando dos seus superiores que não parecem muito preocupado com a correta resolução de crimes. Apelando sempre para a saída mais fácil.
Chegando a Sleepy Hollow. Ichabod é recebido por Katrina Van Tassel (Christina Ricci) a filha de Baltus Van Tassel (Michael Gambon), um dos homens mais influentes da cidade. Além dele o policial é apresentado aos demais lideres da comunidade: O Juiz Phillips, o tabelião Hardenbrooke, o padre Steenwyck e médico Lancaster.
Os anciões de Sleepy Hollow são interrogados por Ichabod sobre os crimes que vem acontecendo na cidade e revelam a identidade dos falecidos. Van Garrett, o senhor de terras local, seu filho e viúva Winship, todos mortos e com suas cabeças removidas. Ao indagar sobre as cabeças, é contado a Ichabod a lenda do cavaleiro sem cabeça.
A história fala sobre um mercenário hessiano que veio a Sleepy Hollow lutar pela Inglaterra durante a Guerra de Independência. Mas ao contrario dos outros mercenários esse não veio por dinheiro e sim por seu amor pela matança. Ele cavalgava pelos campos de batalha em seu corcel negro decapitando todos os seus oponentes. Porém um dia esse mercenário foi vencido, teve sua cabeça decapitada e a floresta onde seu corpo foi enterrado até hoje é assombrada.
Ichabod rejeita a hipótese de um morto ser o responsável pelas mortes, alegando que o criminoso é um homem de carne e osso e que ele o encontrara usando a razão e não mitos. Assim o filme continua com o confronto entre razão e misticismo, com Ichabod tentando resolver os mistérios que rondam Sleepy Hollow.
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça é um filme de Tim Burton, para o bem e para o mal. Eu particularmente gosto muito do trabalho desse diretor, acho que seu estilo gótico casou bem com essa história. O roteiro é bem estruturado, com as pistas do mistério se revelando pouco a pouco mas sempre com muito sentido e como se da de forma lenta, permite que o expectador tenha a oportunidade tentar por si montar o quebra cabeças, ao contrario de por exemplo Anjos e Demônios.
Gostei também como foi trabalhada a ideia de Ichabond, a razão pura, enfrentando todo o misticismo que Sleepy Hollow apresenta. É interessante a forma como ele fica após seu primeiro confronto com o cavaleiro.
A direção de arte é perfeita, seja na reconstrução da cidade de Nova York de 1799, seja na vila de Sleepy Hollow com suas casas rústicas e também com a floresta bem sombria. Todos os cenários são muito bem feitos, assim como os figurinos, a vestimenta do cavaleiro ficou muito boa.
Johnny Depp faz Ichabod de forma satisfatória, me lembrou bastante o personagem dele na Fantástica Fábrica de Chocolate. Já Christina Ricci achei bem fraca, não consegui ter empatia por Katrina.
Mas nem tudo me agradou, o final do filme eu achei fraco em relação ao resto. O cavaleiro sofre a síndrome de todo vilão de terror, é extremamente eficiente no inicio do filme mas ao chegar no final ele perde sua eficiência e se torna fraco, podendo ser vencido por alguém que seria destruído sem o menor esforço no início do filme. Tem uma morte lá no fim que não consegui entender a razão, tem uma pessoa que não precisava morrer para que o plano de certo. E finalizando com a cena final do cavaleiro, que me desagradou bastante. Não precisava ver toda a reconstrução da cabeça dele, principalmente a parte dos olhos e também o beijo final foi desnecessário.
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça é um filme que eu gosto, por mais que o final me desagrade. Acho que a história casou bem com o estilo visual de Tim Burton. Se você gosta dos trabalhos de Tim Burton, assista e seja feliz.
Trailer:
Compras:
DVD A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Ficha:
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Nome Original: Sleepy Hollow
Diretor: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Christina Ricci, Miranda Richardson, Michael Gambon.
Idioma: Inglês
Estréia: 19/11/1999 (28/01/2000 no Brasil)
Prêmios: Ganhador do Oscar de Melhor Direção de Arte. Indicado ao Oscar de Melhor Figurino e Fotografia.
Cena: A conversa com a bruxa da floresta.
Frase: " É verdade, mas a verdade nem sempre é o que parece."
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0162661/
2 comentários:
O filme é bom, mas acho um dos mais fracos da dupla burton/depp.
Tmb adoro esse filme e concordo com vc em relação ao final... Ah, tmb gsto dessa frase do Ichabod...
Postar um comentário