domingo, 1 de agosto de 2010

O Iluminado


De Stephen King, um dos maiores clássicos do cinema com Jack Nicholson e dirigido por Stanley Kubrick.


Para começar o especial Sexta Feira 13, decidi pegar o filme que me deixa mais perturbado: O Iluminado, adaptação do livro homônimo de Stephen King, dirigida por Stanley Kubrick e com o pirado do Jack Nicholson no papel principal. Além disso o filme foi indicado por um grande amigo, o Vaqueiro (porque Cowboy é coisa de Ianque imperialista).

O filme mostra John "Jack" Torrance (Jack Nicholson) sendo contratado para ser o zelador do Hotel Overlook, durante os cinco meses do rigoroso inverno da região. O proprietário do hotel salienta a Jack que muitos rejeitam esse trabalho devido a solidão, afinal, o zelador e sua família ficarão sozinhos durante todo o período. No entanto Jack justamente procura essa solidão para conseguir ter tranquilidade e escrever seu livro. Um último detalhe é que anos atrás um zelador enlouqueceu durante o inverno e acabou matando suas filhas e mulher a machadadas e se suicidou em seguida. Jack novamente não se importa com isso, falando que sua mulher é fascinada por histórias de fantasmas e aceita o trabalho.

Jack é casado com Winifred "Wendy" Torrance (Shelley Duvall) e pai do garoto Daniel "Danny" Torrance (Danny Lloyd). Danny é uma criança que tem uma amigo "imaginário" chamado Tony, que fala através da boca e "do dedo" do garoto e demonstra não ter interesse em ir morar no hotel. 

Nisso a família Torrance se muda para hotel e descobre mais uma característica bizarra do local. O Hotel Overlook foi construído em cima de um antigo cemitério indígena. A partir desse ponto é com vocês, com a história se passando num antigo cemitério indígena, onde já ocorreram outras mortes macabras e com uma criança que fala com um amigo "imaginário" acho que não preciso falar mais nada.

O Iluminado mesmo com 30 anos ainda é o filme que mais me perturbada ao assistir. Mesmo sabendo tudo que ira acontecer, não consigo me sentir a vontade enquanto vejo o filme. Ele tem as características que mais me agradam no cinema asiático, trilha sonora cheia de barulhinhos bizarros, momentos que parecem que vai acontecer algo e nada acontece, fazendo com que você nunca tenha certeza se deve ficar com medo ou não e cenas jogadas sem explicar muito, principalmente nas visões dos personagens, que deixa o expectador sem saber se são fantasmas, visões ou o que mais possam ser.

O roteiro é muito bem estruturado, separado em atos que reforçam a ideia de que os personagens vão mudando aos poucos, sendo afetados pelo local paulatinamente e não de uma vez só. A única parte que me incomodou um pouco é o final do filme onde perdi a noção de tempo, pois no hotel param os cortes em atos dando a entender que o tempo está continuando normalmente e tem um personagem viajando, ora de dia ora de noite, nisso não entendi muito bem quando tempo demorou a viagem e afins.


Os atores são muito bons, Shelley Duvall casou muito bem com Wendy, ela consegui representar uma pessoa normal que é pega no meio de uma situação bizarra. É muito legal ver ela brigando com a porta que não abre e quando pega o bastão de baseball mostra não ter intimidade nenhum com ele, ou seja demonstra muito bem uma pessoa nervosa fugindo dos filmes atuais onde qualquer Zé Mane pego numa situação de perigo a encara sem a menor pressão. Danny Lloyd desempenha muito bem o garoto, fazendo parte das cenas mais assustadoras do filme.


Jack Nicholson da uma show a parte, as caretas são assustadoras e quando ele começa a conversar com Wendy, logo após ela ler seus escritos, calmamente sobre o que ele pretende fazer é perturbador. 

Acredito que O Iluminado seja o melhor filme de Stanley Kubrick, e um dos melhores filmes de terror que já assisti. Quem ainda não viu, corra atrás de uma cópia do filme logo e veja. É uma aula de cinema.



Trailer:




Compras:


DVD O Iluminado
Livro O Iluminado


Ficha:
O Iluminado

Nome Original: The Shining
Diretor: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd.
Idioma: Inglês
Estréia: 23/05/1980 (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios:
Cena: A conversa logo após Wendy ler os escritos de Jack
Frase: " Pai, você nunca machucaria a mim ou a mamãe, não é?  "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0081505/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails