O Exorcista: O mais famoso filme de terror do cinema.
Não tem como falar de filmes de terror e não citar, o que talvez seja o mais famoso filme do gênero: O Exorcista. Um dos mais polêmicos filmes do cinema é a escolha de hoje para o Especial Sexta Feira 13.
O filme conta a história da jovem Regan MacNeil (Linda Blair), uma garota de 12 anos que passa a apresentar comportamentos estranhos. Sua mãe a atriz Chris MacNeil (Ellen Burstyn, assustada com as mudanças que sua filha passa a ter, leva a garota ao hospital. Os médicos começam a tratar a garota como depressão, a base de Ritalin.
A garota não mostra evolução com o tratamento, na verdade começa a apresentar um comportamento pior ainda. Falando obscenidades a todos que encontra. Acreditando que o comportamento da garota é devido a lesões no cérebro, os médicos fazem diversos exames na garota, nas cenas que mais me assustam no filme.
Sem muitas respostas os médicos encaminham a garota a um psiquiatra, na esperança de se tratar de um caso de dupla personalidade. Durante uma sessão de hipnose a garota revela estar possuída por alguma coisa.
Paralelamente a isso, temos também a vida do padre Damien Karras (Jason Miller). Um padre ítalo americano, que cuida dos investigações psiquiátricas da igreja. Ele se sente incomodado por seu trabalho e muita culpa por não cuidar direito de sua idosa mãe.
Nisso a história dos dois núcleos se juntam e o padre passa a analisar a garota em busca de uma possessão demoníaca. E assim segue até o já conhecido exorcismo.
O Exorcista é um filme que nunca me cativou, não sei se na época que eu tinha contato com ele possessões demoníacas já não me assustavam mais, obrigado tele evangelistas por isso, ou se é minha falta de fé. Mas é impossível falar que o filme é ruim.
O filme tem um roteiro muito bom, com Chris MacNeil indo atrás de todas as possibilidades médicas e apenas quando tudo falhou ai procura saídas não alternativas, não caindo no erro de logo no primeiro dia as pessoas já saírem correndo atrás de exorcistas, sendo que nem religiosas elas são.
Os personagens de Chris MacNeil e Damien Karras, são muito bem desenvolvidos, principalmente o padre, a presença da mãe da uma boa carga dramática a ele. Ambos os atores foram muito felizes em suas interpretações. Gostei muito da Linda Blair fazendo a garota possuída, as cenas no hospital me assustaram bastante.
Um das coisas que mais me agradou no filme é sua trilha sonora, a música da cena onde Chris vê o padre Damien pela primeira vez é demais.
Eu particularmente não gosto de Exorcista, como já disse não funciona comigo como um filme de terror. Mas seria um grande drama de uma mãe que tem que enfrentar a doença de sua filha e acaba indo atrás de alguma cura alternativa. Se você não ainda não viu Exorcista corra atrás dos DVD agora..
Trailer:
Compras:
DVD O Exorcista
Poster O Exorcista
Boneco Regan MacNeil
Ficha:
O Exorcista
Nome Original: The Exorcist
Diretor: William Friedkin
Elenco: Ellen Burstyn, Max von Sydow, Lee J. Cobb, Jason Miller, Linda Blair.
Idioma: Inglês
Estréia: 26/12/1973 (Não encontrei o lançamento no Brasil)
Prêmios: Vencedor do Oscar de Melhor Som e Melhor Roteiro adaptado. Indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Atriz Coadjuvante (Linda Blair), Melhor Ator Coadjuvante (Jason Miller), Melhor Atriz (Ellen Burstyn), Melhor Diretor e Melhor Filme.
Cena: Os exames médicos.
Frase: " O problema da sua filha é o cerebro, não a cama. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0070047/
0 comentários:
Postar um comentário