Um padre, uma criança com problemas, muitas dúvidas e Meryl Streep decidida a resolver tudo.
Procurando um filme na televisão para assistir hoje me deparei com diversos filmes bons, Filhos da Esperanças e Cidade das Sombras ambos bons filmes mas que tinha assistido recentemente. Procurando um pouco mais encontrei Dúvida, mais um bom filme com Meryl Streep.
O filme se passa em 1964 num colégio católico de Nova York. O padre Brendan Flynn (Philip Seymour Hoffman) durante a missa ele da um sermão sobre dúvida. Na tarde seguinte a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora da escola, questiona as outras irmãs qual a razão do sermão do dia anterior, será que o padre Flynn tem alguma dúvida? Nessa mesma cena Flynn pede as demais irmãs ficarem de olho em algum comportamento estranho na escola e para que a avisem se algo acontecer.
A irmã James (Amy Adams), professora da escola, começa a perceber a proximidade que o padre Flynn tem com o garoto Donald Miller, coroinha e o único aluno negro da escola. Durante uma das aulas o padre Flynn pede a irmã James que mande Donald a sua sala. Ao retornar o garota parece transtornado, querendo ir embora sem falar sobre qualquer coisas que possa ter acontecido.
Após esse evento irmã James decide contar o que ocorreu a irmã Beauvier, que decide averiguar as ações do padre. E isso é tudo que eu posso falar sobre a história do filme sem estragar o divertimento de vocês.
Dúvida é um filme muito bom, com uma história atual, a suspeita que a irmã Beauvier tem sobre o comportamento do padre Flynn com o garoto Miller, tudo que ela faz para verificar se as suas suspeitas são verdadeiras e como isso vai afetando as pessoas a sua volta. E o diretor foi muito feliz em manter o espectador na dúvida também, todas as cenas levam você a pensar que algo de errado está acontecendo seja um garoto que demonstra rebeldia inesperadamente, um cigarro ou então um simples olhar, mas ao mesmo tempo você se questiona, se não é apenas sua mente procurando provas para corroborar a sua crença.
Os personagens são muito bem construídos. Beauvier, a diretora do colégio e freira chefe, uma pessoa rígida que preza pela manutenção dos modos tradicionais, como ela diz não tem nada de novo sob o Sol que justifique mudar, mas que para proteger os outros mede esforços. Flynn, padre e treinador do time de Basquete, que por outro lado é mais progressista buscando aproximar a igreja das pessoas. No meio do fogo cruzado dos dois fica a irmã James, jovem professora, que fica sempre na esperança que tudo se resolva para que as dúvidas que ela tem desapareçam.
Falar que Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman foram muito bem em seus papeis é chover no molhado, mereceram muito bem suas indicações ao Oscar. Amy Adams foi uma grata surpresa, ela personifica muito bem as dúvidas que seu personagem tem. Mas nada supera Viola Davis, fazendo a senhora Miller, mesmo aparecendo em apenas uma cena onde tem um diálogo com Beauvier, que é sensacional você sente claramente o sofrimento que a personagem passa com tudo que acontece com seu filho, mesmo com aproximadamente 10 minutos em cena faz por merecer a indicação ao Oscar, e tenho dúvidas se não merecia tirar o prêmio de Penélope Cruz no Vicky Cristina Barcelona.
Com uma história muito boa, bons personagens, boas atuações e ótimos diálogos. Recomendo a todos que vejam Dúvida e descubram por vocês tudo que não posso escrever aqui.
Trailer:
Compras:
DVD de Dúvida
Ficha:
Dúvida
Nome Original: Doubt
Diretor: John Patrick Shanley
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis.
Idioma: Inglês
Estréia: 25/12/2008 (06/02/2009 no Brasil)
Prêmios: Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams e Viola Davis), Melhor Atriz (Meryl Streep) e Melhor Roteiro Adaptado.
Cena: O dialogo de Beauvier e a senhora Miller.
Frase: " Quando combatemos a injustiça nos afastamos um passo de deus. "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0918927/
3 comentários:
As interpretações neste filme estão espetaculares. Como você disse a Amy Adams foi a grande surpresa, com seu jeito doce, mas que vai se "moldando" conforme os acontecimentos da trama.
parece bem interessante mesmo, boa dica.
Acho que o mais legal do filme é que ele nos deixa saber só o que os personagens sabem também. O que faz com que as dúvidas surjam para nós também.
Postar um comentário