segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Os Mercenários


E os garotos estão de volta a cidade, e em grande estilo. Um ótimo retorno aos filmes dos anos 1980.



Aviso: Esse post é recomendado apenas para quem viveu os anos 1980. 

Domingo fomos minha mulher e eu pegar um sessão de cinema. E como fã dos grandes filmes de ação dos anos 1980 não poderia deixar passar a oportunidade de ver Os Mercenários, opção prontamente aceita pela minha mulher.

O filme começa na Somália, mais precisamente em um navio sequestrado por piratas somalis. Para agilizar o pagamento do resgate, os piratas decidem filmar o assassinato de alguns refém e pressionar a companhia proprietária do navio. Nesse momento entram em cena Os Mercenários, um grupo de mercenários (Duh!), liderados por Barney Ross (Sylvester Stallone) que veio negociar a libertação do navio.

Fazem parte do grupo Os Mercenários além do líder Barney, o chinês Ying Yang (Jet Li), o maluco Gunner Jensen (Dolph Lundgren), o especialista em facas Lee Christmas (Jason Statham), o homem explosão Hale Caesar (Terry Crews) e o lutador Toll Road (Randy Couture).

Durante a negociação os piratas demanda mais dinheiro que o pedido anteriormente, sem muita paciência Gunner Jensen solta logo seu maior bordão "Tiro de Aviso" e parte o líder dos piratas ao meio com um tiro, dando inicio a um tiroteio. No melhor estilo anos 1980, Os Mercenários, matam todos os piratas sem ferir um único refém, com direito a uma competição de quem mata mais, no estilo Legolas e Gimli de Senhor dos Anéis.

Depois de tudo resolvido Gunner Jensen decide enforcar um pirata, atraindo a ira dos outros Mercenários. Para o impedir Ying Yang decide lutar contra ele, mas acaba quase sendo morto se não fosse pela intromissão de Barney. Sem outra opção, Barney decide que Gunner Jensen não é mais confiável e o afasta do grupo.

De volta aos EUA, Os Mercenários vão atrás de outro trabalho. Para isso Barney se encontra com Mr. Church (Bruce Willis) que lhe oferece um serviço, matar o ditador da Ilha de Vilena, que vem causando problemas aos associados do Mr. Church. Nessa reunião está também o líder de outro grupo mercenário rival de Barney, Trench (Arnold Schwarzenegger). Entre provocações e piadas, Trench decide que essa missão é suicídio e apenas um idiota a aceitaria, e bem como sabemos se Barney não fosse esse idiota o filme acabava ali..

Os Mercenários é um filme sensacional. A história, roteiro e afins é exatamente a mesma formula que deu certo nos anos 1980. Um grupo de caras armados que explodem tudo por onde passam, e quem precisa de mais? Embora fraco o roteiro funciona, serve muito bem para ligar as cenas de ação. Acho que acertaram em deixar a sub-trama romântica com Jason Statham, por ele ser o mais novo da a impressão que ele ainda tem um vida, ao contrario do Sylvester Stallone e Dolph Lundgren que já estão nessa de mercenário a muito tempo e já estão perdendo suas conexões com o mundo, Dolph Lundgren por exemplo já sucumbiu a loucura e as drogas.

E a cena da igreja, obrigado Stallone por proporcionar esse encontro. Stallone, Schwarzenegger e Bruce Willis numa mesma cena foi demais. Começando pela entrada do Schwarzenegger com aquela luz forte atrás, passando pelo dialogo entre ele e Stallone, parecia que não tinha roteiro apenas a instrução se sacaneiem ai enquanto eu gravo. A interrupção do Bruce Willis, que no original em inglês é muito mais legal que a versão suavizada da legenda. E chega ao ápice na piada final. Só esse cena salva qualquer roteiro e nesse parágrafo me referi ao atores porque em momento algum você vê as personagens, todas as frases só fazem sentido com os atores e não com as personagens. Fiquei pensando, esse encontro se dá numa igreja pois os três são a Santíssima Trindade Brucutu, ou porque não se luta em solo sagrado, como em Highlander ?

A conversa entre Barney e Tool(Mickey Rourke) embora bem piegas, e com uma fotografia ultra pessoal acredito que era para não perder um lágrima que fosse porque Mickey Rourke não ia conseguir chorar mais que uma lágrima mesmo, dá a motivação mais que necessária para que o filme aconteça.

As cenas de ação, ou seja as que importam no filme, são muito boas. Começando com a do barco somali, onde "Tiro de Aviso" se tornou tão emblemática pra mim, quando "Se morrer, morreu", passando pelo reconhecimento de Vilena e a sensacional destruição do píer com direito a "fireball". E indo até o final do filme, com o lançamento manual do míssel.

Os personagens são muito bons, Gunner Jensen ficou perfeito com Dolph Lundgren, ele conseguiu passar toda a loucura do personagem. Outro muito bom é Ying Yang com Jet Li. A cena dele pedindo mais dinheiro para a família dele, falando com o filho precisa ir para um escola melhor e depois ele conversando com Barney explicando que como ele é o menor do grupo tudo para ele é pior. Os inimigos são maiores, as viagens mais longas e os ferimentos maiores, ri muito nessa parte.

O filme tem as suas falhas, a direção de arte deixou passar alguns propagandas em português, na cena onde a Sandra (Giselle Itié) aparece pela primeira vez, temos do Guaraná Brahma e da cerveja Itaipava bem visíveis e em português, quando a história se passa em um país hispânico. Tem um erro de continuidade muito feio, com um dos Mercenários tomando um tiro e segundos depois lutando como se nada tivesse acontecido. Mas de todos os erros, o pior para mim vai para a legenda, porque não deixaram Happy Feet na legenda?? porque? Mas sinceramente quem liga para isso? Quero é ver explosões..

Os Mercenários é um filme que pra mim já começou a acertar pelo titulo. "The Expendables" que significa os dispensáveis, que você pode trazer pro grupo de mercenários, mercenários são sempre dispensáveis. Mas também pode trazer pros astros de ação presentes no filme, ninguém nunca deu crédito a eles, mas o tempo passou e tirando o Jason Statham, não apareceu ainda nenhum ator que conseguiu repetir o sucesso que esses astros tiveram no passado. Se era tão fácil, porque Vin Diesel e The Rock não emplacaram como os novos "Brucutus" do cinema? 

Resumindo, Os Mercenários é uma grande homenagem aos Brucutus do cinema que nos alegraram durante os anos 1980. Merece muito ser visto, esqueçam toda a polêmica gerada 
ultimamente e vão lá se divertir com o filme. E estou esperando ansiosamente a continuação, e torcendo pra ser com o Bruce Willis mandando o grupo do Schwarzenegger, que poderia ser formado por Van Damme, Chuck Norris, Seagal, Clint Eastwood, Danny Trejo e até o Jackie Chan na cota do chinês, indo atrás dos Mercenários por destruir tudo. Pois como diz a música final, os garotos estão de volta a cidade.




Trailer:






Ficha:
Os Mercenários

Nome Original:  The Expendables
Diretor: Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture.
Idioma: Inglês
Estréia: 13/08/2010 (13/08/2010 no Brasil)
Prêmios:
Cena: A da igreja.
Frase: " Tiro de Aviso "
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1320253/

4 comentários:

Marcos disse...

Gostei muito do filme realmente uma volta muito boa aos anos 80, uma pena que van dame não quis participar... estou aguardando a continuação

Profa Thaís disse...

O filme é bom no que pretender a ser: diversão a base de brutalidade e explosões. Acho que também um grande mérito é nao se levar a sério demais, o que o torna mais divertido.

Anônimo disse...

Adorei o filme! Me diverti demais! Barney: -Vai lá pra fora! Yang: Pq eu?? Barney: Pq vc é menor!!! hahahaha Foi muito dez!

Anônimo disse...

esse filme e muito bom nota dez!!
achei boa a parte que o negao falou assim:
as pessoas tem medo principalmente de metralhadouras
e depois quanto e na outra cena q vai tar uns 30 inimigos ele vem com a metralhadoura disparando e matando todos pappapappapaapaapappapappa
muito louco

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails